Como fazer a minha empresa crescer

Como fazer a minha empresa crescer

Seja qual for o modelo de organização de uma empresa, todas elas contam com um potencial para crescer. Agora, o crescimento empresarial depende, em grande parte, de muitos fatores que são determinantes neste processo. Um negócio, para que seja rentável e com possibilidade de sucesso, deve contar com uma estratégia empresarial definida, levar a cabo um bom gerenciamento dos seus recursos, estar reinventando-se constantemente, entre muitos outros pontos cruciais. Se deseja saber como fazer a sua empresa crescer, no seguinte artigo de umComo pode encontrar alguns conselhos úteis.

Passos a seguir:
1

O primeiro fator chave para fazer que uma empresa cresça e tenha um sucesso assegurado a longo prazo, é a definição de objetivos e propósitos razoáveis e alcançáveis. Para isso, é sempre fundamental realizar um estudo tanto da empresa a nível interno como do meio, assim poderia se estabelecer qual é a missão concreta do nosso negócio, que serviços ou produtos podemos oferecer para fazer frente à concorrência direta e como podemos focar a nossa estratégia empresarial para satisfazer as necessidades e exigências dos nossos clientes. Este passo deve servir para encontrar quais são os aspectos positivos que devem ser reforçados e quais são os pontos negativos aos quais deverá enfrentar.

2

Uma vez realizada esta primeira análise e estabelecida uma estratégia definida, o mais importante é ter bem identificado o público alvo do seu negócio. Ou seja, você tem que se perguntar a quem são dirigidos os seus produtos ou serviços, quais são as suas necessidades, ou o que podem esperar? As respostas a estas questões são fundamentais para delimitar quem são os nossos potenciais clientes e para poder focar de forma mais fácil todos os esforços da empresa para conseguir a sua satisfação.

3

Atendendo à parte mais interna, a organização da empresa familiar é fundamental para o seu crescimento e bom funcionamento tanto a curto quanto a longo prazo. Devem ser definidos cada um dos cargos dos membros da empresa que fazem parte do gerenciamento do negócio, bem como profissionalizar a empresa procurando pessoas externas que estejam qualificadas especificamente para cada uma das funções requeridas. Deste modo, a empresa contará com peritos e especialistas que poderão tomar as melhores decisões.

4

Qualquer empresa com visão de futuro, do mesmo modo que outro tipo de empresas faz, deve se adaptar continuamente às mudanças do setor e se modernizar. Assim, deverá apostar pelo investimento em novas tecnologias e todas aquelas ferramentas que permitam que a empresa seja bem mais eficiente e produtiva.

5

Além disso, para que uma empresa familiar cresça, também é determinante um importante investimento e predisposição para promover e vender o produto ou serviço que se oferece aos consumidores. Contar, por exemplo, com uma boa campanha de marketing e fazer um uso responsável dos meios de comunicação é uma alternativa que oferecerá bons resultados e atrairá muitos clientes ou prestadores novos.

6

Nos dias de hoje, a internet é uma ferramenta fundamental e indispensável para fazer crescer a sua empresa. Lembre-se que você deverá estar onde o seu cliente está e, se ele está na internet é aí que deve apostar. Crie um site da sua empresa com todas as informações dos serviços e produtos que vende, cadastre-se nas diferentes redes sociais de maneira a criar uma comunidade com os seus clientes atuais e potenciais. Faça anúncios no Google com o Adwords ou até campanhas no Facebook para conseguir chegar a mais pessoas. A dica aqui é aparecer onde o seu cliente está, neste caso na internet.

7

Outra forma de você fazer crescer o seu negócio é através de parcerias, a ideia de que deve trabalhar no mercado sozinho já está ultrapassada. Cada vez mais, as empresas do mesmo setor devem se unir e trabalhar em conjunto para se beneficiarem. Alie-se a uma empresa que tem algo que você precisa e que, a sua empresa tenha algo a dar a essa empresa que ela precise e vai ver, como ambas vão acabar por ganhar mais assim.

8

Antigamente abria-se uma empresa e esperava-se que o cliente viesse bater à porta. Hoje, não podemos ficar sentados de braços cruzados à espera que isso aconteça. O mercado é uma selva e você tem que sair e entrar nela, não pode ficar simplesmente esperando que os clientes lhe batam à porta. Apareça e dê a conhecer a sua empresa. Participe em feiras, workshops, troque cartões e fale com as pessoas. Desta forma, vai conseguir aumentar a sua rede de contatos e, posteriormente, aumentará também as suas vendas para que assim a sua empresa cresça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a minha empresa crescer, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.