Partilhar

Como fazer a gestão de recebimentos e pagamentos

Um aspecto básico e central da gestão de qualquer empresa ou negócio é o controle e rastreamento feito dos recebimentos e pagamentos. De fato, estar em dia com a administração do capital de uma empresa, cumprir com as condições e obrigações de pagamento, assim como proteger e tentar fazer eficientemente nosso direito à cobrança é extremamente necessário para que uma empresa seja rentável e próspera. Neste artigo de umComo mostramos a você como fazer a gestão de recebimentos e pagamentos.

Também lhe pode interessar: Como gerir a tesouraria de uma empresa
Passos a seguir:
1

Uma gestão adequada de cobranças e pagamentos é fundamental para o bom desenvolvimento e funcionamento de uma empresa em um futuro próximo. Quando falamos de uma administração adequada de cobranças e pagamentos, nos referimos a uma série de ações que devem ser efetuadas, como uma previsão e um controle exaustivo dos movimentos da tesouraria de um negócio. Desta forma, não devemos nos adaptar a cada uma das circunstâncias que vão surgindo diariamente, mas sim nos manter sempre informados sobre a atividade econômica.

2

É conveniente que antes de qualquer coisa, dediquemos um pouco de tempo a indagar e fazer um estudo do setor ao qual pertence a empresa, para averiguar e comprovar quais são os métodos de pagamento mais eficientes. Na gestão de recebimentos e pagamentos este passo é básico, pois é uma boa maneira de garantir que nosso negócio seja viável economicamente.

3

Para não correr riscos econômicos desnecessários e para garantir um bom exercício empresarial, é importante (e muito útil) destinar alguns dos nossos recursos para realizar a gestão de cobranças e pagamentos. Uma opção interessante e muito prática é contar com os serviços de contabilidade on-line. Com isso, podemos sempre controlar tanto os pagamentos como as cobranças pendentes, fazendo-o de forma pessoal e com muitas facilidades em qualquer tema contábil, fiscal e trabalhista do nosso negócio.

4

Com uma ferramenta como a anterior seremos capazes de fazer uma boa gestão, pois poderemos controlar o que pagamos e ganhamos em cada ocasião, fixar prazos e limites de tempo para efetuar cobranças e pagamentos, assim como definir cada uma das condições oportunas.

5

Uma correta ou incorreta gestão de recebimentos e pagamentos demonstra, em suma, a profissionalidade de uma empresa a terceiros. Isto é, o fato de não realizar um rastreamento de cobranças e pagamentos nem dispor de métodos fixos para torná-los eficientes pode dar uma imagem ruim da nossa empresa e, portanto, afetar negativamente na confiança e trato com nossos fornecedores e credores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a gestão de recebimentos e pagamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como fazer a gestão de recebimentos e pagamentos

1 comentário
Elisabete Nilza
como pode ser avaliada a gestão de recebimento e pagamento.

Voltar ao topo da página