Partilhar

Como fazer a gestão da contabilidade como autônomo

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer a gestão da contabilidade como autônomo

Quando a meta é tornar-se independente e apostar em um negócio próprio, trabalhar por conta própria é a opção ideal para obter todas as vantagens de trabalhar sem a necessidade de prestar contas a terceiros, ou cumprir com políticas empresariais que não se ajustam às suas expectativas profissionais.

Mas, ser autônomo requer uma extrema organização da contabilidade para obter o máximo benefício do negócio. Se não souber por onde começar, em umComo.com.br, oferecemos algumas boas ideias para que descubra como fazer a gestão da contabilidade como autônomo.

Também lhe pode interessar: Como fazer a contabilidade de uma loja
Passos a seguir:
1

A não ser que seja contabilista, gerenciar a contabilidade quando se é autônomo costuma ser um aspecto que atormenta muitos profissionais. O desconhecimento de temas, normativas e leis contábeis, a complexidade que implica aprender este tipo de habilidades ou a falta de um contabilista de confiança faz com que muitos autônomos não saibam por onde começar.

No entanto, existem várias opções que podem ser aplicadas ao seu negócio para obter os melhores resultados.

2

Uma boa alternativa é recorrer a um gestor de contabilidade on-line que ofereça serviços que se adaptem às suas necessidades. Não se trata de um software de contabilidade, mas de uma plataforma na qual o autônomo obterá a ajuda profissional necessária para gerenciar a sua contabilidade e o pagamento de seus impostos.

O gestor de contabilidade on-line pode resolver todos os assuntos contábeis e fiscais a um custo muito menor que a contratação de um contabilista, e tudo isso sem a necessidade de ter um gestor. Perfeito para aqueles autônomos que antes de tudo preferem a praticidade.

3

A opção mais recorrente para os autônomos que apostam no clássico é a de contratar um contabilista. Muitas pessoas contratam o serviço de um gestor para tratar dos temas fiscais. Esta é uma grande alternativa quando não se conta com o tempo de organizar a documentação referente à fazenda ou quando simplesmente o nível de faturação é tão elevado que convém contratar um profissional.

4

Os softwares de contabilidade também são muito usados entre muitos autônomos, pois permitem a gestão da contabilidade sem a necessidade de um intermediário. No entanto, na maior parte dos casos, é necessário um conhecimento de contabilidade mínimo para utilizarmos este tipo de programa de forma adequada.

5

Cada uma destas formas de lidar com a gestão da contabilidade de um autônomo adapta-se também a diversos orçamentos, maneiras de operar e níveis de conhecimento, pelo que é importante selecionar a mais adequada ao seu tipo de negócio, levando em consideração as características anteriores, com o fim de organizar a contabilidade com total sucesso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a gestão da contabilidade como autônomo, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como fazer a gestão da contabilidade como autônomo

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer a gestão da contabilidade como autônomo
Como fazer a gestão da contabilidade como autônomo

Voltar ao topo da página