Como fazer a contabilidade de uma loja

Como fazer a contabilidade de uma loja

Ao abrir um comércio ou loja, é fundamental fazer a contabilidade para depois poder fazer a correspondente declaração fiscal à Administração ou órgão competente. Para isso, será necessário fazer um controle das compras e vendas, isto é, dos gastos e entradas da nossa loja. Existem assessorias e consultorias administrativas encarregadas de realizar esta tarefa, se se tratar de um pequeno negócio podemos realizá-la nós mesmos, pelo que em umComo.com.br lhe explicamos como fazer a contabilidade de uma loja.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, cabe destacar que a contabilidade de qualquer negócio é obrigatória, já que deve ser apresentada à Receita Federal ou ao organismo competente de cada país. Em função do tipo jurídico do seu comércio, os requisitos poderão variar.

2

Desta forma, para fazer a contabilidade da sua loja ou comércio você deverá fazer um balanço entre compras e vendas, isto é, entre aquilo que gasta e o que recebe.

3

A documentação que costuma ser necessária para realizar a contabilidade de uma loja será:

  • Notas Fiscais de Venda com os recibos de cobranças.
  • Notas Fiscais de Compras e/ou outro tipo de comprovante de despesas
  • Extratos bancários
4

É importante saber que a contabilidade de uma empresa é gerida anualmente. Nos três meses posteriores ao ano finalizado, deveremos fechar as contas deste exercício. Dispõe-se de 6 meses após a finalização do ano para apresentar as contas no órgão competente, de cumprimento obrigatório.

5

Ainda que a contabilidade de uma loja possa continuar sendo realizada com o método tradicional, a papel e lápis, atualmente costuma-se trabalhar com software ou programas informáticos de contabilidade que a tornam mais tolerável.

6

Do mesmo modo, cabe destacar que o mais recomendável para as pessoas que nunca levaram a contabilidade de um negócio é optar por um assessor ou gestor que ajude na tarefa. Atualmente, existem portais de gestão online com profissionais que poderão tornar a sua contabilidade muito mais simples.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a contabilidade de uma loja, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.