Partilhar

Como fazer a contabilidade de um restaurante

Como fazer a contabilidade de um restaurante

Ser proprietário de um restaurante, além de satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, exige a realização de uma tarefa de gerenciamento importante. De fato, neste tipo de negócio é particularmente necessário estar ciente das receitas e despesas produzidas diariamente, pois é a única forma de aumentar seus negócios e melhorar o serviço de seu restaurante, adaptando-se às atuais exigências do mercado. Neste artigo de umComo.com.br você encontrará mais informações sobre como fazer a contabilidade de um restaurante.

Também lhe pode interessar: Nomes para restaurantes
Passos a seguir:
1

Se você quer que o seu restaurante seja um negócio de sucesso, que cresça gradualmente e não fracasse em pouco tempo, será essencial começar a prestar atenção a uma série de perguntas que ajudarão você a alcançar este objetivo, entre as quais se incluem a realização de um controle abrangente da situação financeira da empresa, formar uma boa equipe de gestão e implementar estratégias para aumentar as vendas, reter e fidelizar um maior número de clientes.

2

Neste sentido, a primeira pergunta (o controle da situação financeira) é essencial para desenvolver as seguintes, porque é da gestão de contabilidade de onde se pode tirar conclusões sobre a viabilidade do seu negócio e o que vai definir o caminho para tomar decisões futuras.

3

É por isso que, em um primeiro momento, para fazer a contabilidade, você precisa do livro de contabilidade onde deve colocar tanto os gastos gerados pela atividade do restaurante como todos os rendimentos obtidos. Assim, será possível estabelecer um balanço para mostrar o capital disponível da empresa a qualquer momento e para verificar se os números são positivos ou negativos. Alguns dos pontos importantes que devem constar nesse documento são todas as vendas e consumo de alimentos e bebidas diárias, pagamentos a fornecedores, as dívidas e os gastos indiretos para o fornecimento de água, eletricidade, gás, etc.

4

Além disso, também é importante cumprir com as obrigações fiscais dos proprietários de um restaurante, como lidar com os encargos sociais pertinentes e outros requisitos relacionados com o registro do estabelecimento, faturamento, preços, etc.

5

Uma opção interessante para fazer a contabilidade de um restaurante de maneira eficiente é também analisar durante certos períodos todos os ganhos e perdas. Com isso, é possível avaliar em que épocas do ano o restaurante é mais ou menos rentável e, portanto, poderemos potencializar e ter maior produtividade em nosso negócio.

6

Muitas vezes, seja porque não há tempo ou conhecimento adequado para fazer a contabilidade do restaurante, opta-se por dispor de serviços dos chamados gerentes de contabilidade online, que permitem administrar os negócios de uma forma simples e pessoal, sem a necessidade de conhecimentos de contabilidade, já que fornece todos os tipos de informação trabalhista, fiscal e contábil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a contabilidade de um restaurante, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como fazer a contabilidade de um restaurante

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
FREDERICO
Contabilidade de restaurante
domingos andre
como fazer a contablidade e a gestao de restaurante?
branca
tenho um restaurante. mas ainda nao consegui fazer a contabilidade.pois c compra todos os dias emtao sou leiga na contabilidade.
Carlos Semeao
Ótimo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos, muito obrigada pelo seu comentário valeu :)

Como fazer a contabilidade de um restaurante
Como fazer a contabilidade de um restaurante

Voltar ao topo da página