Partilhar

Como fazer a avaliação de uma casa

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a avaliação de uma casa

A avaliação de uma casa é um dos passos mais importantes que se realiza quando vamos comprar uma casa, uma vez que, será precisamente o valor estimado de uma casa o fator chave para determinar a quantidade de dinheiro que o banco nos emprestará para adquirir a habitação. Para que conheça a importância deste passo, em umComo.com.br explicamos-lhe como fazer a avaliação de uma casa.

Também lhe pode interessar: Como negociar o preço de compra de uma casa

O que é a avaliação de uma casa

De um modo geral, a avaliação de uma casa é um relatório elaborado por um profissional chamado de avaliador, onde estipula o valor da habitação em função das características que apresenta como tamanho, superfície, localização, equipamentos, qualidade dos materiais, antiguidade, etc.

Relatório da avaliação de uma casa

O relatório da avaliação de uma casa é um trabalho muito minucioso feito pelo avaliador com base nas normas de avaliação específicas e, para isso, tem o direito de pedir ao cliente toda a informação que seja necessária para estabelecer o valor do imóvel quando o considerar oportuno.

Quem paga a avaliação de uma casa

Normalmente, a pessoa que tem de cobrir todas as despesas associadas ao serviço do avaliador é o comprador ou quem solicita a hipoteca, no entanto a lei diz que seria proveitoso existir um acordo entre ambas as partes, ou seja, entre o avaliador e o comprador.

Valor de avaliação de uma casa

Em suma, devemos saber que é estritamente necessário ter em conta o valor de avaliação de uma casa para solicitar o empréstimo hipotecário e iniciar o processo de compra. O valor máximo do empréstimo estará sempre determinado por aquilo que o avaliador tenha afirmado no relatório e a entidade financeira, que por sua vez, irá garantir que o dinheiro que vai emprestar não é superior em caso algum ao valor da habitação que vai ser comprada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a avaliação de uma casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • A avaliação deve ser feita por uma instituição financeira credenciada.
  • É importante contratar os serviços de um avaliador profissional.

Escrever comentário sobre Como fazer a avaliação de uma casa

2 comentários
Natalia
Fiz um curso de programaçãoSwing e gostaria de saber onde envio o curriculo
CELSO
como faço avaliação de uma casa de 3 quartos, 1 sala, 1 cosinha, 1 banheiro, varanda, lage com rachadura precisando reparos.. gostaria de saber resposta ho0je se caso for possivel, obrigado.

Como fazer a avaliação de uma casa
Como fazer a avaliação de uma casa

Voltar ao topo da página