Partilhar

Como falar em uma entrevista de trabalho

Imagem: entrevistadetrabajo.org

Uma entrevista de trabalho é o primeiro passo para iniciar ou realizar uma mudança em nossa vida de trabalho, é por isso que muitas pessoas se sentem nervosas perante este tipo de encontro. Sabemos que não basta apenas um curriculum atraente, mas também nossa aparência e forma de desenvolvimento também conta muito quando se trata de obter um emprego. Se você costuma ficar muito nervoso neste tipo de situação, e procura se soltar um pouco mais, em umComo.com.br damos alguns conselhos para que saiba como falar em uma entrevista de trabalho e obter o emprego que deseja.

Passos a seguir:
1

Ter um bom curriculum e concorrer às ofertas de emprego que realmente se adequam ao nosso perfil é muito importante para passar à segunda fase: as entrevistas de trabalho. E uma vez que somos chamados para uma segunda entrevista, devemos nos preocupar também com a nossa aparência e como enfrentaremos a entrevista, realmente esse momento mostra que saber como falar é importante.

2

Nas entrevistas de trabalho costumam surgir perguntas difíceis de responder sem prévia preparação, como falar a respeito de seus defeitos ou responder sobre suas expectativas salariais. Por isso é importantíssimo se preparar antes e ensaiar em frente ao espelho o tipo de respostas que dará, isto ajudará você a sentir bem mais seguro de você mesmo quando chegar o momento da entrevista.

3

Ao falar em uma entrevista de trabalho devemos ser o mais claros possível, em especial quando a pergunta for sobre nossas experiências de trabalho passadas ou nossos talentos. Mostre aqueles detalhes que parecem irrelevantes e concentre-se nos dados que podem ser úteis para seu entrevistador.

4

Use sempre uma linguagem correta, sem subterfúgios e sobretudo educada. Lembre-se de que se trata de um entrevista de trabalho e não de uma reunião com os colegas, por isso é importante mostrar uma imagem profissional não só em aparência mas também em discurso.

5

O tom de voz que usamos em uma entrevista de trabalho deve ser claro e forte, um tom de voz apagado e com medo, ou tão baixo que nosso entrevistador mal possa nos escutar, só revela que estamos assustados ou que nos falta caráter. Não se esqueça que através da linguagem se mostra parte importante de nossa personalidade, por isso trabalhe para se mostrar seguro em cada resposta.

6

É normal se sentir acanhado em uma entrevista de trabalho pela quantidade de perguntas que nos fazem, mas é necessário manter sempre o profissionalismo pois estaremos sendo avaliados em todo o momento. Por isso evite dar detalhes desnecessários na entrevista, por exemplo. Se não tinha uma relação muito boa com seu chefe passado e se lhe perguntam a respeito, opte por responder com educação e de forma política. Falar mal de seu ex chefe, de seus colegas ou de qualquer de seus empregos passados, diz muito de você e não de forma positiva.

7

As entrevistas de trabalho estão cheias de perguntas capciosas, aquelas com dupla intensão de conhecer realmente a respeito de nosso passado como trabalhador ou nossa personalidade profissional. Por isso é muito importante estar atento e perante uma pergunta que possa se tornar incômoda, responda sempre com muita calma e pensando muito bem o que dizer.

Se sabe que em seu CV há qualquer dado que possa despertar a curiosidade, como um trabalho em que durou muito pouco ou um cargo em que esteve muitos anos sem mudanças, ensaie antes da entrevista as possíveis respostas que possa dar a respeito.

8

Por último, lembre-se que a entrevista será um bom momento para esclarecer qualquer dúvida apropriada a respeito do futuro emprego, por isso não tenha medo de perguntar, isto demonstrará ao seu interlocutor que você é uma pessoa capaz de formular dúvidas e começar uma conversa profissional sem se sentir intimidado. Lembre-se sempre de fazê-lo de forma educada e prudente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como falar em uma entrevista de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como falar em uma entrevista de trabalho

Imagem: entrevistadetrabajo.org

Voltar ao topo da página