Partilhar

Como falar dos seus defeitos em uma entrevista de trabalho

Em uma entrevista de trabalho devemos ser sinceros e honestos. É importante manter a calma em todo o momento, pois evidentemente os entrevistadores vão tentar nos enfrentar com perguntas difíceis. É normal que perguntem sobre nossas virtudes, mas também é um recurso habitual que façam questões sobre seus defeitos. Com isso, eles procuram ter uma ideia da imagem que temos de nós mesmos e das nossas capacidades. Perante este tipo de perguntas, é importante saber como falar de seus defeitos em uma entrevista de trabalho.

Também lhe pode interessar: Como falar em uma entrevista de trabalho
Passos a seguir:
1

Antes de ir à entrevista é conveniente sentar e se perguntar, sem o estresse próprio dos processos de seleção, quais são as virtudes e defeitos que destacaríamos sobre nós. Seja honesto, tente anotar em uma folha. Este será o ponto de partida do seu sucesso em uma entrevista.

2

Na medida do possível, devemos transformar os defeitos em um aspecto positivo para a empresa. Para isso, podemos escolher falar de como somos perfeccionistas ou de que gostamos de ser extremamente pontuais. Com estes dois exemplos vemos como duas características podem ser dadas como defeitos que os nossos futuros chefes possam gostar.

3

Fale com firmeza, mas sem excessiva confiança em si mesmo. O melhor é tentar expor estes defeitos falando de uma forma analítica e reflexiva, oferecendo em todo momento soluções ou comentando o que você fará para que seus defeitos não afetem seu trabalho.

4

É claro que preparar uma conversa em casa não significa que ela será a mesma que manteremos com o entrevistador. É portanto essencial ter calma e pensar muito bem nas respostas antes de falar. Para isso, se temos que criar um silêncio, não teremos nenhum problema. A calma ajudará a fazer o nosso discurso mais fluído, evitando palavras desnecessárias que costumamos introduzir quando não sabemos muito bem como responder.

5

Se nos perguntam sobre outros trabalhos, não devemos ocultar demissões nem más experiências. Vamos dar uma impressão melhor se falarmos com naturalidade, mas expondo sempre o que aprendemos sobre essas etapas da nossa vida e o que teríamos mudado daquela atuação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como falar dos seus defeitos em uma entrevista de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Devemos ir com calma, com as ideias claras e tentando mostrar uma atitude positiva e de colaboração absoluta.
  • Evite a confiança extrema em si mesmo e mostre-se humilde.

Escrever comentário sobre Como falar dos seus defeitos em uma entrevista de trabalho

1 comentário
Lucas Gomes
Creio que os entrevistadores não aceitam mais perfeccionismo e isso não e um defeito vamos ser honestos. E algo que ja vem sendo usado a anos e fica até clichê falar que é perfeccionista em uma entrevista. Eles podem até não falar nada, mas a chances de se contratado diminui. Veja isso como uma crítica construtiva.

Voltar ao topo da página