Como fabricar isopor

Como fabricar isopor

O isopor, também designado por poliestireno expandido, é um plástico bastante leve, composto por um conjunto de esferas que podem ser aglomeradas e posteriormente moldadas. Cada esfera é constituída por 2% de poliestireno e 98% de ar. Tem inúmeras aplicações, mas as três mais rentáveis e comuns são: isolamento sonoro de edifícios, fabricação de caixas térmicas para produtos alimentares e acondicionamento de produtos eletrônicos/brinquedos. Numa fábrica de isopor a matéria-prima tem que passar por uma série de alterações físicas; Esta transformação tem 3 passos principais: pré-expansão, armazenamento intermédio e moldagem. De seguida, vamos explicar-lhe resumidamente, como fabricar isopor.

Fonte foto:isorecort.com.br

Vai precisar de:
  • Fornecedor da matéria prima
  • Máquinas pré-expansoras
  • Silo de armazenamento
  • Moldadoras metálicas
Passos a seguir:
1

Pré-expansão: Nesta primeira etapa efetua-se a expansão do poliestireno (matéria prima). Para isso, utiliza-se um pré-expansor (máquina computorizada), que controla o aquecimento do vapor de água e permite a expansão das esferas. Estas esferas depois de serem sujeitas ao quente do vapor, incham, e podem aumentar o seu volume cerca de 50 vezes. De seguida, é necessário armazena-la para estabilização.

2

Armazenamento intermédio: A etapa do armazenamento é efetuada logo após a expansão e é necessária para estabilizar as esferas, e para mais tarde as poder transformar. Esta estabilização consiste no arrefecimento das esferas. Este arrefecimento cria um espaço vazio no interior das esferas que será ocupado por ar. Aconselha-se um período de 6 horas de estabilização, antes da moldagem.

3

Moldagem: As esferas estabilizadas são injetadas por ar comprimido ou vácuo para os moldes metálicos de formato pretendido. De seguida são submetidas a vapor de água, o que irá originar a fundição das esferas e por fim a peça final. Assim se obtém o produto final que é rijo, mas leve, porque contém muito ar. Consoante o processo de fabrico, e a aplicação prevista, podemos ter vários tipos de isopor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fabricar isopor, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Não tentar fabricar isopor sem os materiais acertados e sem pessoas com formação na área.