Partilhar

Como evitar abusos no contrato de aluguel

Por Sara Viega. Atualizado: 6 agosto 2019

No momento de crise econômica, o aluguel de moradias tem aparecido como uma alternativa com cada vez mais adeptos. Isto tem feito com que os profissionais do setor comecem a valorizar o aluguel cada vez mais, tentando evitar desgostos a arrendadores e arrendatários. Além disso, há muitos particulares que estabelecem cláusulas abusivas. Para evitar tudo isto, em umComo.com.br, explicamos como evitar abusos no contrato de aluguel.

Também lhe pode interessar: Como fazer um contrato de aluguel
Passos a seguir:
1

Uma das cláusulas abusivas mais comuns por parte dos proprietários é a imposição de fianças excessivas. Isto pode vir a ser contra o proprietário na hora de devolver a dita fiança, sobretudo se não tiver o dinheiro na mão.

2

Outra possibilidade relacionada com a fiança, alta ou baixa, é que muitos proprietários demoram muito para devolver ou dão desculpas para não devolvê-la, pensando que não podem ser julgados por pouco dinheiro. Para evitar esta situação, é aconselhável deixar claro as condições do contrato.

3

Outro caso é quando o proprietário reserva uma cláusula que lhe dá direito a entrar na residência de tempos em tempos para verificar a situação do imóvel. Para evitar um proprietário tão desagradável, é melhor recusar-se desde o princípio, desde a assinatura do contrato.

4

Também encontramos situações em que os proprietários incluem cláusulas das mais imaginativas, como: a obrigação de passear com o cachorro do proprietário, a obrigação de ajudar o proprietário a levar as compras para casa ou ter que fazer companhia à avó. Para evitar todos estes problemas, é preciso observar atentamente as cláusulas do contrato e não aceitar as cláusulas abusivas.

5

Agora que você já conhece as cláusulas abusivas mais comuns, esteja atento para não encontrar surpresas. A forma mais simples de evitá-las é recusar-se a cumpri-las no momento da assinatura do contrato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar abusos no contrato de aluguel, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como evitar abusos no contrato de aluguel

1 comentário
A sua avaliação:
adriana
olá boa noite preciso do modelo do contrato de locação com intensão de compra vcs podem me ajudar. desde já obrigada Adriana

Voltar ao topo da página