Partilhar

Como escrever uma carta de motivação

Como escrever uma carta de motivação
Imagem: newtimes.co.rw

Enviar um currículo para uma oferta de trabalho ou uma empresa é um passo bastante importante para encontrar um trabalho, mas o curriculum vitae não será a nossa única introdução perante os responsáveis por recursos humanos. O CV não pode ser enviado sozinho e deve ir acompanhado por uma carta de apresentação, na qual você explicará e demonstrará as razões pelas quais você é a pessoa mais adequada para o emprego. Em umComo.com.br damos algumas recomendações sobre como escrever uma carta de motivação.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma carta de intenção
Passos a seguir:
1

Seja breve e conciso. Você deve convencer as pessoas sobre o seu valor, mas ninguém leria uma carta de motivação com mais de uma folha. Da mesmo forma, deve evitar as expressões rebuscadas e mirabolantes.

2

Pesquise sobre a empresa, antes de começar a escrever a carte. Averigue quem são e o que procuram para escrever uma carta de motivação que se ajuste à empresa e destaque exatamente o que procuram. Você demonstrará que os conhece, e que tem interesse real neles.

3

Não se esqueça de que não se trata apenas de vender sua imagem, mas também deve convencer a empresa de que você é a pessoa mais adequada e sobretudo de que está muito motivada para desempenhar esse trabalho.

4

Comece se apresentando e recordando a oferta de trabalho para a qual está se candidatando. Pense que os responsáveis por recursos humanos gerenciam muitas coisas e receberão mais cartas.

5

Se for uma candidatura espontânea, explique porque considera seu currículo interessante para a empresa.

6

Destaque as qualidades, os conhecimentos e a experiência que tornam você o candidato mais adequado para o posto de trabalho oferecido. Não tem problema se não contar todos os detalhes, para isso existe o curriculum vitae que é enviado junto. Verifique este artigo sobre como fazer um bom curriculum vitae para descobrir alguns truques que sejam mais eficazes.

7

Acrescente em um novo parágrafo aquelas qualidades ou conhecimentos que considera destacáveis, ainda que não estejam na lista de coisas que solicitem na oferta de trabalho. Por exemplo, este é um bom lugar para assinalar que conhece um segundo ou terceiro idioma.

8

Tudo isto deve ser incluído em uma carta de apresentação, mas o que deveria evitar? Os erros de ortografia e as repetições de palavras devem ser proibidas, bem como o uso de siglas e abreviaturas. Nenhum responsável por recursos humanos considerará o currículo de alguém que tem erros ortográficos e escreve 's' em vez de 'z'.

9

Tenha cuidado também para não cair na auto-adulação. Evite usar o pronome 'eu', você está escrevendo em primeira pessoa, e já sabem que está falando de você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta de motivação, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como escrever uma carta de motivação

1 comentário
helder antonio de barros oliveira
tenho o curso de Informatica e Gestão,preciso escrever uma carta de candidatura para uma empresa .Como se faz .

Como escrever uma carta de motivação
Imagem: newtimes.co.rw
Como escrever uma carta de motivação

Voltar ao topo da página