Partilhar

Como escrever uma carta de demissão

Por Sara Viega. Atualizado: 7 junho 2018
Como escrever uma carta de demissão

Se você decidiu trocar de trabalho ou deixá-lo para tomar novos rumos, vai precisar de uma carta de demissão. O que é uma carta de demissão voluntária? Este texto é usado para oficializar a sua decisão e como um documento que põe fim ao contrato estabelecido entre a empresa para a qual trabalha e você mesmo. Portanto, é importante escrevê-la seguindo determinadas regras. Em umComo.com.br vamos explicar para você como escrever uma carta de demissão.

Também lhe pode interessar: Como pedir demissão do trabalho
Passos a seguir:
1

Existem vários modelos de cartas de demissão voluntária, porém o que importa são os pontos que vamos indicar de seguida. Não fique obcecado em utilizar expressões enfáticas, é melhor ser claro e simples e lembrar que só tem que cumprir com os pontos básicos do documento.

2

A primeira coisa que deverá fazer é direcionar a carta de demissão ao responsável ou ao departamento de recursos humanos ou, caso a sua empresa não tenha um, à pessoa oficial nas relações entre empresa e trabalhadores. Pode ser, por exemplo, o administrador.

3

Comece a carta colocando o nome desta pessoa, o seu cargo e departamento e o nome da empresa e o seu endereço.

4

Em seguida, você deve datar a carta. É importante colocar sempre a data em uma carta, mas em uma carta de demissão é ainda mais importante. A carta de demissão é a prova de que o fez bem e que cumpriu com os prazos legais de aviso de demissão. Essa data será a prova. Você pode colocar a data no início ou no final da carta de demissão, antes de assinar a mesma.

5

Comece a carta anunciando que vai deixar a empresa e que a sua demissão se efetivará no dia correspondente. Inclua número do dia, mês e ano e pode também assinalar o dia exato a que calha (por exemplo, terça-feira, 19 de julho de 2013).

6

No parágrafo seguinte, afirme que está cumprindo com este aviso perante a lei ou o convênio que regulamenta a sua profissão.

7

Se você não souber, não se preocupe. Você pode usar uma fórmula genérica como "cumprindo com o estabelecido pela lei correspondente". Lembre-se que deve avisar a sua saída com 15 dias de antecedência no seu local de trabalho. No entanto, este aviso pode ser maior dependendo da política e regras da empresa, por isso confira sempre o que diz no contrato de trabalho que assinou. Caso o contrato de trabalho não faça referência a um prazo de aviso no caso de demissão, deverá reger-se pelo que diz a lei.

Saiba mais sobre como funciona o aviso prévio quando peço demissão no nosso artigo.

8

Acrescente uma solicitação com educação e cortesia para que no dia da sua demissão, tenham feito as contas do ordenado que lhe corresponde, bem como as contas em relação a subsídios de férias e de natal.

9

No final, assine a carta de demissão, tanto com a sua assinatura manuscrita como com o nome completo por escrito em baixo.

10

Você pode incluir aqui os seus dados completos (nome e endereço completo). Alguns modelos de carta acrescentam os dados na parte superior, como fazem com os dados do destinatário.

Veja também: Como dizer ao chefe que vai sair da empresa

11

E, o mais importante, não se esqueça de fazer duas cópias da carta. Quando entregar a carta no seu trabalho, terão que lhe dar uma dessas cópias carimbadas e assinadas para que você tenha uma prova de que a entregou.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta de demissão, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como escrever uma carta de demissão

Como escrever uma carta de demissão
Como escrever uma carta de demissão

Voltar ao topo da página