Partilhar

Como escrever e imprimir o meu curriculum vitae

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escrever e imprimir o meu curriculum vitae

Um bom currículo é uma ferramenta fundamental se procura trabalho. Se porventura está a procurar entrar no mercado de trabalho pela primeira vez, ou está a mudar de carreira profissional, então precisará de um curriculum vitae. Um currículo é a primeira impressão que os empresários têm de si, e a informação incluída no currículo varia de pessoa para pessoa, e depende do tipo de trabalho que está sendo solicitado. Existem modelos de currículos vitae online, e às vezes as bibliotecas públicas oferecem ajuda na elaboração de um currículo vitae.

Também lhe pode interessar: Como fazer um currículum vitae funcional
Passos a seguir:
1

Reúna toda a sua informação. Tenha todas as datas e sítios listados para que seja mais fácil colocar a sua informação no formato de currículo vitae. Se está a concorrer a diferentes tipos postos de trabalho, adapte cada CV a esse trabalho. Utilize palavras específicas de cada sector. Por exemplo, não é a mesma coisa trabalhar num buffet ou num bar, e ambos são trabalhos relacionados com a restauração.

2

Comece a introduzir a sua informação. Comece com o seu nome e informação de contato na parte superior da página. Isto normalmente inclui o seu nome, morada, número de telefone e direção de correio eletrônico. O tamanho da fonte do seu nome deve ser suficientemente grande, mas não excessivamente de maneira a que se sobreponha ao resto da página. A fonte também deve ser fácil de ler. O melhor é utilizar tipografias como a verdana, tahoma, arial, etc.

3

Inclua o seu objectivo profissional. Por exemplo, poderá escrever "Atualmente estou à procura de uma posição de nível júnior, com a intenção de promover a gestão sempre que seja possível". Isto permite aos empresários pensarem a médio prazo e poderá ser um recurso valioso para a empresa.

4

Faça uma breve descrição dos seus postos de trabalho. Isto pode ser feito tanto no estilo de parágrafo ou lista. Isto pode ser uma parte importante, especialmente se teve formação específica num trabalho anterior. Por exemplo, poderia escrever "Como arquitecto dedicado à construção sustentável, tomei um conhecimento aprofundado dos materiais de construção renováveis. Também estou certificado em ISO". Por outro lado, também deverá fazer uma lista de aplicações de software em que é competente.

5

Escreva a sua experiência profissional. Na maioria dos casos, apenas terá de retroceder 10 anos. Se voltar a entrar no mercado de trabalho depois de uma ausência prolongada, ou se está à procura do primeiro emprego, faça uma lista do que fez nos últimos anos. Isto poderá incluir associações ou trabalho voluntário.

6

Inclua a sua educação. A não ser que ainda esteja na escola secundária ou recentemente graduado, não é necessário incluir a informação da secundária. Faça uma lista de todas as faculdades e escolas que frequentou, assim como as datas de graduação e diplomas.

7

Liste todos os prêmios, certificados, homenagens e afiliações profissionais.

8

Leia e releia o seu currículo vitae até ter a certeza que não há erros ortográficos ou erros tipográficos. É muito fácil ignorar erros no seu próprio trabalho, por isso é uma boa ideia ter alguém que veja o seu currículo vitae, se possível. Certifique-se que o seu currículo se pode colocar numa página, antes de imprimir.

9

Envie o currículo vitae para impressão. Se não tiver impressora, muitas lojas de reprografia permitem-lhe fazer cópias do seu CV. Utilize sempre um papel de alta qualidade de cor branco ou marfim e com tinta de cor preta. Um papel de má qualidade ou um mau design pode fazer parecer o seu currículo não profissional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever e imprimir o meu curriculum vitae, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Trate de não fazer as margens demasiadas estreitas, para manter o seu currículo vitae dentro da página. Pode parecer bobagem, mas há pessoas que não gostam de passar o polegar enquanto estão a ler.
  • Não faça um CV com mais de duas folhas e acompanhe o currículo com uma carta de apresentação específica para cada empresa.

Escrever comentário sobre Como escrever e imprimir o meu curriculum vitae

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Helton Araujo
Ótima postagem! Tenho uma dica também! Crie seu currículo de forma simples, rápida e de graça!

Como escrever e imprimir o meu curriculum vitae
Como escrever e imprimir o meu curriculum vitae

Voltar ao topo da página