Como escolher uma profissão

Como escolher uma profissão

Como escolher sua profissão? Em um mundo de tantas incertezas, decidir sobre algo dessa magnitude pode ser assustador. Este pode ser um dos motivos pelos quais mais da metade dos jovens não sabe qual carreira seguir, segundo pesquisa feita em 2019 pela CPS (Cedaspy Professional School) e divulgadas pelo portal Uol[1].

Entretanto, essa é uma escolha que pode ser feita com sabedoria e paciência. Confira no umCOMO conselhos sobre como escolher uma profissão.

Como escolher uma profissão usando o método ikigai

Uma forma menos tradicional de escolher sua profissão é por meio da técnica japonesa ikigai. De acordo com os escritores Héctor García e Francesc Miralles,

O ikigai está escondido em nós, e é necessária uma investigação paciente para chegar até o mais profundo de nosso ser e encontrá-lo. De acordo com os nativos de Okinawa, a ilha com maior índice de centenários do mundo, o ikigai é a razão pela qual nos levantamos pela manhã.[2]

Mas como o ikigai pode ajudar na escolha da profissão? Observando a imagem abaixo, pode-se perceber a busca pela intersecção do que você ama, no que você é bom, o que o mundo precisa e o que você pode ser pago para fazer.

Vá preenchendo a mandala gradualmente, sempre se perguntando sobre seus desejos, paixões e vontades. Se você quer uma profissão que esteja alinhada com seu eu, o ikigai é a melhor ferramenta!

Como escolher sua profissão: métodos tradicionais

Infelizmente, a escolha da profissão nem sempre é vista como uma escolha animadora. De acordo com um levantamento feito por psicólogos[3],

Com essa investigação, percebemos que a escolha traz sentimentos que, muitas vezes, não são agradáveis, tais como: medo, dúvida, angústia, confusão, incerteza, receio e insegurança. Esses sentimentos surgem pelo fato de os adolescentes atribuírem a si mesmos a responsabilidade da escolha, e que essa definirá seu futuro, além do mais, é por meio da profissão que os adolescentes ocuparão seu lugar na sociedade. Somando-se a isso, constatamos que os sentimentos também surgem pelo fato de que os adolescentes pensam que suas escolhas não são passíveis de mudança, sendo para a vida inteira. Isso gera dificuldades, pois os adolescentes não querem errar na escolha, visto que esse processo ocupa muito tempo de suas vidas, procurando assim, adaptar a escolha às suas realidades. Há também a questão financeira, que mais preocupa os indivíduos na atualidade, não sendo diferente para os adolescentes; por isso eles escolhem uma profissão de acordo com seu orçamento familiar e seu gosto, visando ao retorno financeiro. Outros adolescentes estavam preocupados com relação ao futuro e ao mercado de trabalho, assim, acabaram desconsiderando a fase da faculdade, que não deixa de ser importante e necessária.

Afinal, como minimizar as dúvidas e estabelecer um ponto de partida sobre como decidir uma profissão?

Primeiro passo: faça uma autoavaliação — quem você é no momento atual?

Reflita sobre você, sobre seus gostos e habilidades. Algumas dicas são considerar quais eram suas disciplinas favoritas na escola e o porquê. Considere também se o que você gosta é algo que gostaria de fazer todos os dias - no fim, você pode acabar não gostando de nada.

Lembre-se de se perguntar coisas como:

  • seu salário ideal;
  • se você precisa de um plano de saúde empresarial, por exemplo;
  • se é possível fazer home office;
  • se é um trabalho no qual é necessário fazer muitas viagens.

A partir de perguntas simples como essas já é possível fazer uma sondagem do que você deseja para seu futuro.

Segundo passo: faça uma lista das profissões que mais lhe interessam

Uma vez que você já sabe quais são suas aptidões e interesses, pense nas diferentes profissões que abarcam esses dois campos. Faça uma lista de todas elas. Tente entrar em contato com profissionais dessas áreas para saber como é um dia a dia de trabalho normal, para evitar idealizações e ter contato com a realidade do trabalho. Depois desse processo, tente reduzir sua lista de possíveis profissões para no máximo cinco.

Terceiro passo: pense nos seus planos a curto prazo e a longo prazo

O que você precisa fazer a curto e longo prazo para ter o emprego que deseja? Faça uma lista de possíveis cursos que vão acrescentar e destacar seu currículo, se familiarize com as empresas do ramo... E lembre-se que nenhuma escolha é definitiva. As pessoas têm interesses múltiplos e o mercado de trabalho vem mudando com mais intensidade a cada ano.

Se você estiver em um momento de vestibular, considere que também é possível trocar de curso caso você não goste e que muitas pessoas acabam trabalhando em áreas ou profissões diferentes daquelas para as quais se formaram. A dúvida e a insegurança são características dessa fase, mas entenda que tudo passa e nada é definitivo. Veja nossas dicas sobre qual faculdade fazer.

Se você já está ingressando no mercado de trabalho, o mesmo vale para você: o trabalho que você tem hoje não será seu trabalho para sempre. Você pode recalcular a rota e escolher outras alternativas que vão surgindo naturalmente com o curso dos dias. Fique tranquilo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma profissão, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Referências
  1. BAMBERG, Mariana. Maioria dos jovens ainda tem dúvidas sobre carreira. A Tarde/Uol. Disponível em: <https://atarde.uol.com.br/empregos/noticias/2071086-maioria-dos-jovens-ainda-tem-duvidas-sobre-carreira>. Publicado em 30 de julho de 2019. Acesso em 28 de outubro de 2021.
  2. GÁRCIA, Héctor; MIRALLES, Francesc. Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida mais longa e feliz. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
  3. DE LARA, Luciane Dianin; DE ARAÚJO, Maria Carolina Schober. O adolescente e a escolha profissional: compreendendo o processo de decisão. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 9, n. 1, 2005.
Bibliografia
  • YOUTH EMPLOYMENT UK. How To Choose A Career In 4 Steps If You’re Not Sure What You Want To Do. Publicado em 23 de abril de 2018. Acesso em 28 de outubro de 2021.
  • INDEED. Guide: How To Choose a Career. Disponível em: <https://www.indeed.com/career-advice/finding-a-job/how-to-choose-a-career>. Publicado em 9 de junho de 2021. Acesso em 28 de outubro de 2021.