Como escolher uma conta corrente

Como escolher uma conta corrente

Neste artigo apresentamos-lhe uma série de elementos que deverá levar em conta para escolher uma conta corrente. As contas correntes são aquelas contas bancárias que permitem fazer a operação necessária para o dia a dia, por isso, deverá escolhê-la levando em conta suas necessidades. Basicamente existem três tipos de conta: a conta-corrente, que é o tipo mais comum, a conta de poupança e a conta-salário. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como escolher uma conta corrente.

Passos a seguir:
1

As contas correntes não costumam ter comissões. No entanto, muitas entidades aplicam comissões de manutenção ou taxas e juros sobre certas operações realizadas. Em qualquer caso, antes de abrir uma conta corrente será necessário conhecer as comissões que serão aplicadas e se existe alguma possibilidade de serem retiradas. Desta forma, poderá comparar antes de decidir por uma entidade bancária e abrir a conta, já que alguns bancos, por exemplo, não aplicam comissões de manutenção.

2

A conta corrente não gera rendimentos para o depositante. Antes de decidir por uma conta ou por outra, será necessário estar informado sobre a variante de conta corrente que é a conta eletrônica. Se deseja algum tipo de rendimento, informe-se sobre a conta poupança. Verifique o tipo de rentabilidade que ela oferece.

3

Outro elemento para verificar antes de escolher uma conta corrente é o recebimento ou acesso aos extratos. Trata-se de disponibilizar uma percentagem de seus principais recibos até uma determinada quantia (por exemplo, 2% de seus principais comprovantes por um determinado preço). Se calcular com cuidado, este elemento pode fornecer uma elevada rentabilidade; mas é sempre conveniente fazer cálculos.

4

Outro dos aspectos a considerar para fazer a escolha é a conta cheque especial. Este tipo de conta corrente oferece uma possibilidade de ter um saldo a mais na sua conta para ser usado quando precisar. Desta forma, você poderia usar quando necessário para pagamentos de contas, evitando juros por falta de saldo e conta a descoberto.

5

Antes de escolher sua conta corrente informe-se sobre os possíveis cartões. Verifique as regras de uso dos cartões de crédito e débito e a taxa de juro associada se for o caso.

6

Pense em suas necessidades e sua forma habitual para efetuar as operações bancárias. Pode poupar um bom dinheiro, por exemplo, com uma conta corrente que opere exclusivamente pela Internet (conta eletrônica). Lembre-se que segundo suas necessidades, estas operações podem ser efetuadas por telefone, no escritório e/ou pela Internet.

7

Finalmente, trata-se de muita propaganda. Cada vez mais usuários abrem suas contas correntes pelas promoções e presentes que oferecem as entidades. Muitos bancos lançam atraentes promoções ou presenteiam produtos na hora de vender suas contas correntes. Terá sempre de considerar os benefícios que o banco oferece e se haverá algum tipo de taxas e juros com o passar do tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma conta corrente, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.