Como escolher o funcionário do mês

Como escolher o funcionário do mês
Imagem: Reimagine Work

Gerir colaboradores na empresa é sempre uma tarefa desafiadora. Seu trabalho como gestor seja diretor ou gerente exige ainda mais quando o assunto é motivar sua equipe. Uma forma de estimular a todos é eleger o melhor membro do time. Por isso, o umComo.com.br dá todas as dicas para você na hora de escolher o funcionário do mês no seu negócio. Avaliar diariamente o desempenho de cada colaborador é o primeiro passo para ser justo e trazer bons resultados para a empresa.

Observe a participação e motivação de cada um

Um dos mais importantes critérios para definir o funcionário do mês é a observância do comportamento dos membros da equipe todos os dias. Primeiramente, para incentivá-los em como ser um bom funcionário, compartilhe suas ideias e apresente as responsabilidades de cada um a fim de estimular o desejo deles em se destacarem.

Embora não existam segredos em como fazer uma boa avaliação do pessoal, alguns pontos importantes podem ser listados como pontualidade, faltas e espírito de equipe.

Liderança também é um ponto importante, caso o funcionário exerça uma função que demande uma postura pró-ativa. Pergunte-se: “ele tem iniciativa?”, “consegue conduzir seus subordinados”.

Há vários métodos para essa avaliação como gráficos ou relatórios de acordo com o Sebrae. Ambos são confiáveis. Comece criando uma planilha no Excel com todos os critérios elencados de cima para baixo e palavras ou frases. Na parte de cima, os níveis que cada trabalhador atingiu. Por exemplo, bom, médio, regular, fraco ou, “presta atenção no que faz” e “chega na hora”. Registre suas observações todos os dias para garantir um processo que o conduza a uma escolha adequada. Ao final do mês, some os pontos e encontre o funcionário que contemplou positivamente o maior número de questões.

Fraquezas devem ser avaliadas

Fique de olho também nos pontos desfavoráveis de cada colaborador sugere o consultor da Educação Executiva Érison Barros. A entrevista de avaliação de desempenho para seleção do melhor funcionário do mês segue uma rotina técnica e pessoal que passa pelas percepções do próprio gestor.

Atenção redobrada também aos meios que o funcionário utiliza para concluir e o tempo dedicado às tarefas a ele delegadas, além de acompanhar o julgamento dele diante de conflitos entre colegas e solução de problemas com clientes.

Em empresas com metas e objetivos estipulados, a avaliação por resultados é outro método muito usado para comparar o desempenho do funcionário de tempos em tempos. Nesse caso, sua produção e a qualidade dela são estudadas num período maior.

Comunique ao funcionário quais são os resultados esperados bem como a data de conferência. No prazo acordado, a checagem do que foi produzido mostrará se ele ficou abaixo, acima ou dentro do que foi estipulado.

Premiação garante continuidade da motivação

Não basta escolher o funcionário do mês. Se possível, associe a escolha mensal a uma recompensa financeira ou prêmio. Isso cria um ambiente de motivação e competição saudável entre todos os membros da empresa para alcançá-lo na próxima vez.

Gostou do artigo ou gostaria de sugerir outros temas? Fique à vontade para enviar assuntos e tópicos que sejam úteis para você e seus amigos. Em breve você poderá acessá-los em umComo.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o funcionário do mês, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.