Como enviar dinheiro para outra pessoa

Como enviar dinheiro para outra pessoa

Para enviar dinheiro a uma pessoa que esteja longe, talvez em outra cidade, outro estado ou em algum país diferente, existem alternativas seguras e eficientes que não dependam de uma conta bancária em uma determinada entidade. Ainda que as transferências eletrônicas sejam uma forma segura de o conseguir, nem sempre está em nosso poder realizá-las, por isso neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como enviar dinheiro para outra pessoa através de diversos meios alternativos.

Transferências postais

Muitos correios ao redor do mundo oferecem transferências postais de dinheiro. Trata-se de um vale postal que se compra nas agências habilitadas, o mesmo deve ser completado e certificado pelo funcionário dos correios, depois se coloca em um envelope e se envia como uma carta comum simples. Demora entre 2 e 5 dias úteis a chegar ao destino, dependendo do país de destino.

Quando o destinatário da transferência o recebe, pode ir com esse vale postal e os seus documentos à agência dos correios mais próxima para receber o dinheiro.

  • Vantagens: é a alternativa mais econômica para enviar dinheiro a uma pessoa.
  • Desvantagens: demora um pouco comparada com outras modalidades.

Transferência bancária

Outra forma de enviar dinheiro para outra pessoa é através de uma transferência bancária, podendo ser realizada interna ou externamente, ou seja você pode enviar dinheiro para outra conta dentro ou fora do país.

Você poderá realizar a transferência bancária dirigindo-se diretamente ao banco ou poderá fazê-la através do site ou app do banco. Para isso, necessitará apenas dos dados da conta de destino e a quantia de dinheiro que pretende enviar para a outra pessoa. Depois dependendo se a transferência foi realizada entre bancos diferentes, dependendo da quantia que foi transferida, o tempo que demora a que o dinheiro fique disponível variará.

Dinheiro em minutos com Western Union

Western Union é uma empresa de transferências com uma trajetória de mais de 150 anos e presença em 195 países. É possível enviar dinheiro em apenas minutos com o sistema da Western Union, com a velocidade e garantia apoiadas por sua longa carreira.

Passo a passo para enviar dinheiro:

  • Preencha o formulário "Para Enviar Dinheiro" com os dados da cidade e país de destino, quantia de dinheiro que deseja enviar e nome e sobrenome completo do beneficiário tal como aparece no RG do destinatário.
  • Entregue-o junto do dinheiro a enviar mostrando sua identificação válida: RG, passaporte, etc.
  • Retire o recibo com seu código único de transferência, o número de MTCN (número de controle). Certifique-se de que o destinatário conhece a soma de dinheiro enviada e este código, pois são requisitos para que o mesmo possa ser retirado.

Passo a passo para receber dinheiro pela Western Union:

  • Mostre a sua identificação válida e preencha o formulário "Para Receber Dinheiro". Deverá incluir o nome exato (completo) e o país da pessoa que o enviou, além da quantia de dinheiro a receber.
  • O operador ingressará os dados na rede e confirmará que o dinheiro foi enviado.
  • O dinheiro será entregue de imediato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como enviar dinheiro para outra pessoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.