Como entrar no CORE

Como entrar no CORE
Imagem: pt.wikipedia.org

O CORE, ou Coordenadoria de Recursos Especiais, é uma unidade especial da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Este tipo de departamento policial tem por objetivo intervir em ocorrências e casos policiais que necessitem de um trabalho excepcional, seja pela complexidade de trabalho, os riscos envolvidos ou histórico do caso.

Neste artigo, o Umcomo.com.br separou mais informações sobre esta unidade especial da polícia, para você entender como entrar no CORE.

Como entrar para o CORE?

Se você quer fazer parte da unidade especial de polícia CORE do Rio de Janeiro, antes de tudo, você deverá ser um policial civil. Para isso, é preciso prestar um concurso público que envolve questões teóricas e práticas. Em seguida, oficialmente como policial civil, você poderá se candidatar a uma vaga no CORE. Ao se inscrever, você deverá participar do curso COP, um treinamento básico que visa nivelar policiais de outras unidades que gostariam de atuar no CORE. Este treinamento é curto (cerca de duas semanas), porém de alto padrão, pois foi criado como uma preparação rápida, urgente e que busca aperfeiçoar a técnica policial ao nível CORE.

Em seguida, o policial deverá ser voluntário para o COTE (Curso de Operações Táticas Especiais), que é de seis semanas e muito mais exigente, envolvendo estresse mental e atividades físicas ao extremo. Antes de entrar neste treinamento especial que é dado aos iniciantes do CORE (que iremos falar melhor abaixo), porém, o policial deverá ser aprovado em uma prova física que envolve: corrida de 7.500 metros em 41 minutos, oito repetições de barra, cinco repetições de barra com 10kg presos ao corpo, 30 flexões em um minuto, 30 abdominais em um minuto, 800 metros de natação em 26 minutos no mar, 100 metros de natação em 2min e flutuação equipada por 15 minutos.

Imagem: ultimosegundo.ig.com.br

Quem faz parte do CORE?

Assim como a polícia federal, os profissionais que fazem parte da unidade especial de polícia CORE são policiais civis, voluntários, selecionados e especializados nas atividades que abrangem as operações deste órgão.

Quais as características dos policiais do CORE?

Devido à complexidade do trabalho e das operações de risco e histórico em que participam, estes policiais do CORE necessitam ser destemidos, honestos, prudentes e leias. Para este órgão, o companheirismo e o serviço com fidelidade tanto para sua Instituição e colegas, quanto para a sociedade, são primordiais para o dia a dia e uma carreira no CORE.

Qual a missão do CORE?

O CORE tem uma missão que envolve apoiar atividades policiais perigosas, casos e operações que delimitam áreas específicas de alto risco. Como exemplo, podemos citar quadrilhas de narcotraficantes, delinquentes organizados e fortemente armados, desativação de bombas explosivas, resgate crítico de reféns e operações que envolvam cães farejadores. Assim, o CORE se faz necessária como uma força que ingressa em áreas e locais onde a situação é muito crítica. Sendo a primeira força policial a entrar e a última a sair, o CORE providencia segurança para toda as equipas das outras unidades policiais fazerem seu trabalho.

Algumas operações famosas envolveram o combate ao crime organizado no Brasil e América Latina, tal como retomar territórios que estava tomados pela facção criminosa chamada de Comando Vermelho.

Como é o treinamento do CORE?

Como vimos que o CORE possui um trabalho muito perigoso e complexo, é fundamental um treinamento intensivo e diário. Assim, quando estes policiais não estão trabalhando em campo e participando de operações especiais, eles necessitam estar em treinamento. Tal treinamento envolve executar rigorosos exercícios especializados que tem por objetivo garantir um bom desempenho da tropa em toda e qualquer situação, além de focar em diminuir a possibilidade de erros acontecerem. Alguns exemplos de treinamento são tiro de precisão, combate corpo a corpo, combate em ambientes confinados, desativação de explosivos, rapel, missão de reconhecimento urbano, paraquedismo e até mergulho autônomo. Caso haja um bom desempenho, há a possibilidade de policiais treinarem nas Forças Armadas e em países estrangeiros como EUA, Itália, França, Israel e Colômbia.

Além disso, essa Seção de Treinamento Especializado do CORE mistura cursos práticos com teóricos, que também é realizado para outras unidades policiais se especializarem em determinados casos e treinamentos.

Imagem: policiacivil.rj.gov.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entrar no CORE, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.