Como encontrar um bom inquilino para o meu imóvel


Se estiver pensando em alugar um imóvel de sua propriedade, é necessário saber algumas coisas bastante importantes para evitar dores de cabeça, perda de dinheiro ou danos ao seu imóvel. A seguir, oferecemos alguns conselhos para que consiga encontrar o inquilino perfeito, que pague, mantenha o imóvel em bom estado e se preocupe com o bem-estar de seus vizinhos.
Investigue um pouco sobre o seu inquilino. O proprietário pode pedir referências do potencial inquilino, como se tratasse de uma oferta de trabalho. Também pode ser solicitada uma declaração que comprove a sua reputação como pagador, por exemplo, em outros imóveis de aluguel em que tenha morado, seu emprego ou se pertence a alguma associação. Saber mais sobre o inquilino também pode ajudá-lo a definir melhor o preço do aluguel.

Deve ser exigido do futuro inquilino estabilidade profissional. Atualmente, não é importante ter um contrato indefinido de trabalho, apenas que comprove alguma constância de trabalho.
Procure um perfil concreto de inquilino (casais com filhos, estudantes, pessoas sem animais, etc.), pois acreditamos que estes cuidarão melhor de sua residência. Devemos nos certificar de que o nosso imóvel é adequado para eles, ou se devemos buscar um outro público em virtude das características do imóvel.

Você deve solicitar um depósito. É seu direito e também é obrigatório nos termos da Lei do arrendamento habitacional (LAU), devendo ser equivalente a um mês de aluguel. Lembre-se que esta fiança deverá obrigatoriamente ser depositada no órgão competente da Comunidade Autônoma. Ajudará o proprietário a cobrir os prejuízos no imóvel causados pelo inquilino após a finalização do contrato, ou os pagamentos pendentes do inquilino.

Além da fiança, a lei permite que peçamos ao inquilino outras garantias adicionais que cubram um possível não pagamento do contrato. Neste caso, é possível que o inquilino solicite algum tipo de aval. O aval é importante para que tenhamos mais tranquilidade.
Contratar um seguro de aluguel pode ser boa ideia, já que, dependendo das condições em que se contrate, podem garantir a cobrança de até doze mensalidades não pagas, a reparação de qualquer deterioração do imóvel e até o pagamento das despesas de um advogado, se necessário.
Nunca aceite que a pessoa entre na casa ou apartamento sem ter assinado o contrato e pago a primeira mensalidade e o depósito de garantia. Se não receber o dinheiro agora, nunca o receberá. Solicite o auxílio de uma imobiliária. As imobiliárias têm uma carteira de clientes, experiência em aluguéis e investigam os clientes antes de fechar um contrato. Dessa forma, garantirá um bom inquilino por mais tempo.
Lembre-se que tem sempre a hipótese de despejar o seu inquilino do seu imóvel, caso não efetue os pagamentos devidamente.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como encontrar um bom inquilino para o meu imóvel, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.
- Há muitos profissionais que se dedicam ao gerenciamento de aluguéis, fazendo com que você economize o seu dinheiro e muitas dores de cabeça.
- Os gestores imobiliários têm um sétimo sentido para detectar os bons inquilinos. Confie neles.