Partilhar

Como encontrar trabalho depois dos 50 anos

Não é fácil voltar ao mercado de trabalho depois dos 50 anos. A verdade é que com a chegada de gente mais jovem, as pessoas de tal idade têm de se esforçar bem mais para serem selecionadas. Ainda assim, existe uma série de conselhos muito úteis para que saiba como encontrar trabalho após os 50 anos.

Também lhe pode interessar: Como lidar com assédio no trabalho
Passos a seguir:
1

O primeiro a fazer para encontrar trabalho é manter-se otimista. Evidentemente ir a uma e depois a outra entrevista e ser recusado não é agradável para ninguém, mas isto também acontece com pessoas de 20 ou 30 anos. Portanto, vamos tentar focar na parte positiva e pensar que a experiência é uma qualidade, e nós a temos.

2

Se em nosso Curriculum Vitae existir alguma experiência negativa onde fomos despedidos de algum emprego anterior, será melhor comentá-la. A verdade é que as empresas se interessam cada vez mais pelo perfil das pessoas que contratam. Por isso, se há algo negativo que possa surgir, é melhor que sejamos nós que o comentemos, tentando mostrar, assim, que somos pessoas honestas que aprendemos com nossos erros.

3

Manter-se atualizado também será imprescindível para encontrar trabalho após os 50 anos. Assim, as novas tecnologias, ao alcance de todos, podem ser um bom começo para poder mostrar que somos pessoas resolutivas que sabem se adaptar às mudanças tecnológicas.

4

Tão importante quanto o otimismo, a honestidade ou a renovação de conhecimentos, é também a flexibilidade; pois ainda que não consigamos um trabalho com as mesmas características de antes, não poderemos simplesmente recusá-lo. O importante é encontrar alguma coisa.

5

Aproveitar os cursos para desempregados. É uma forma de adquirir novos conhecimentos, podendo, além disso, versar sobre outras áreas que talvez antes não tínhamos abordado por conta própria.

6

Ir às entrevistas de trabalho com um aspecto impecável. Ter mais de 50 anos não implica que tenhamos que andar mal-vestidos. Bom penteado, roupa adequada e uma fragrância correta.

7

Uma pessoa com mais de 50 anos já tem muito percurso. Por isso, sabe melhor do que ninguém quais são seus pontos fortes. Explore-os na hora da entrevista, tentando encantar o entrevistador mostrando-lhe que a empresa não pode ficar sem seus serviços.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como encontrar trabalho depois dos 50 anos, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como encontrar trabalho depois dos 50 anos

Voltar ao topo da página