Partilhar
Partilhar em:

Como economizar no Natal

Passo a passo
 
Como economizar no Natal

Todo mundo costuma gastar mais no final do ano por causa das festas natalinas, já que é comum adquirir alimentos diferentes do usual para compor a ceia, sem contar que muitas pessoas gostam de presentear os seus familiares. Porém, mesmo em uma época em que os gastos são maiores, é possível saber como economizar no Natal. Para o ajudar nessa hora, o umComo.com.br separou algumas dicas para evitar custos extras sem que isso prejudique a celebração.

Também lhe pode interessar: Como economizar dinheiro ganhando pouco
1

Com a instabilidade econômica do país, uma grande parte da população quer economizar no Natal, no entanto, é possível poupar dinheiro em todos os meses do ano. Dessa forma, quando chegam os momentos que normalmente se gasta mais não é preciso reduzir tanto os gastos. Por isso, as dicas a seguir não valem só para as festas de final de ano, mas sim, para todos os momentos. A primeira delas é fazer uma lista com tudo o que é preciso comprar, como alimentos, presentes, etc. Ao ter uma lista, fica mais difícil de comprar o que é desnecessário, um dos principais motivos que levam as pessoas a terem gastos excessivos.

2

Ao finalizar a lista do que é preciso, o segundo passo é pesquisar muito em todas as lojas possíveis, virtuais e físicas, para encontrar o melhor preço. Quando toda essa organização começa cedo, se tem mais tempo de pesquisar em vários lugares e, portanto, organizar com antecedência o Natal é também uma dica de economia. Já na hora de comprar, conforme o tipo de produto é possível escolher as marcas mais baratas, pois nem sempre preço alto é sinônimo de qualidade.

3

Quem está com o orçamento apertado também deve listar para comprar apenas o que é realmente necessário. Os presentes aos familiares, por exemplo, podem ser itens que as pessoas estejam precisando, como roupas e eletrodomésticos, o que ajuda na economia de toda a família. Nessas horas, é melhor deixar as futilidades e acessórios de lado. Também é possível reciclar os presentes, como reformar a bicicleta do irmão mais velho para dar ao mais novo. Ao invés de comprar um celular novo, que tal consertar o antigo?

4

Mas como saber se é possível gastar mais ou menos com um produto ou mesmo acrescentar mais itens a sua lista? À medida que pesquisar o preço dos produtos, marque-os e some. Esse valor deve ser somado com os demais gastos que se tem ao longo do mês. Se o valor total extrapolar a renda mensal familiar, significa que algo deve ser tirado da lista ou substituído por outro de menor valor. Mesmo que sobre um dinheiro no final do mês, ao invés de comprar mais alguma coisa, que tal guardar esse valor? Essa prática serve para administrar as finanças de todos os meses, é sempre bom poupar um valor, mesmo que baixo, para as eventualidades que podem ocorrer.

5

Além disso, não adianta, não se pode gastar mais do que se tem e quem não faz isso enfrenta muita dor de cabeça ao acumular dívidas. A antecipação em comprar o que se precisa para o Natal também é importante porque assim é possível ter acesso a mais promoções, ótimas ocasiões para comprar o que deseja e economizar. Já para a ceia de Natal, a dica é reunir toda a família e combinar que cada um vai levar um prato, assim, além de celebrarem a data juntos, economizam juntos também.

6

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como economizar no Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como economizar no Natal

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como economizar no Natal
1 de 2
Como economizar no Natal