Partilhar

Como economizar dinheiro para viajar

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 3 junho 2019
Como economizar dinheiro para viajar

Se você está sonhando em fazer uma viagem mas está faltando grana, é necessário apostar em algumas medidas que ajudam as pessoas a economizar. Mudanças nos seus hábitos diários e atenção a pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na hora de reunir a grana necessária para marcar uma passagem ou reservar o quarto de hotel. Estabeleça já um destino e um orçamento, pois o que parece impossível será simples com essas dicas. Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como economizar dinheiro para viajar!

Também lhe pode interessar: Como economizar dinheiro ganhando pouco

Guardar moedas no cofrinho

Uma das melhores dicas para economizar dinheiro para viajar é ter um cofrinho ou uma conta poupança no banco. Separe a grana exclusivamente destinada à sua viagem para garantir que não é gasta em outras coisas e será bem mais fácil alcançar a sua meta. Você pode estipular o valor diário ou mensal da sua poupança de acordo com as suas possibilidades, por isso estipule quanto dinheiro você pode poupar e siga essa regra à risca.

Dica: O cofrinho físico pode ser um porquinho, um vidro ou até mesmo uma caixinha. Ao invés de comprar um, comece já economizando e reutilize um potinho ou uma lata que você tenha em casa.

Como economizar dinheiro para viajar - Guardar moedas no cofrinho

Organize os seus gastos

Outro jeito infalível de poupar grana para viajar é controlar os seus gastos, evitando despesas desnecessárias. Algumas mudanças podem ser particularmente eficazes:

  • Prefira cozinhar todos os dias e nunca jantar fora durante o seu período de poupança. O dinheiro gasto em restaurantes é demasiado e, mesmo que você não seja um Chef premiado, é fácil conseguir preparar comida em casa. Se necessário, confira as dicas do Chef umCOMO: essas receitas de arroz simples e gostosas, por exemplo.
  • Troque a mensalidade da academia por um desporto ao ar livre, como a corrida, ou por exercícios caseiros. Confira alguns exercícios de cardio para fazer em casa.
  • Cancele assinaturas de jornais, revistas e tv por cabo e troque o plano do celular por um pré-pago.
  • Coloque as contras em débito automático para evitar multas de atraso nos pagamentos e conseguir descontos.
  • Ao invés de comprar algo, prefira fazer as coisas você mesmo!
  • Evite gastos supérfluos como tabaco, algo em que você gasta muita grana, e noites de saídas com muito álcool, que fazem que você esqueça que tem de economizar.
Como economizar dinheiro para viajar - Organize os seus gastos

Mude de meio de transporte

Outro jeito eficaz de poupar dinheiro para viajar é trocar o carro, transporte com que você gasta sempre uma boa grana com seguro e combustível, por um meio de transporte alternativo. O ideal é caminhar ou pedalar para o trabalho, mas o transporte público também ajuda a economizar uma boa soma.

Como economizar dinheiro para viajar - Mude de meio de transporte

Venda coisas usadas

Se você tem objetos que não usa ou que não servem, você pode vendê-los para que entre algum dinheiro para a sua poupança viagem. As roupas usadas, os livros, os aparelhos eletrônicos e o calçado podem interessar a outra pessoa, por isso busque os portais de compra e venda de itens usados e anuncie.

Caso você tenha um quarto extra na sua casa, também pode alugá-lo no portal airbnb e ganhar uma renda extra que vai aproximá-lo da sua viagem. Descubra como anunciar no Airbnb nesse artigo.

Como economizar dinheiro para viajar - Venda coisas usadas

Compras eficientes

Mesmo cortando nas despesas, sempre é necessário fazer algumas compras, não é mesmo? Nesse caso, recomendo que você aumente a eficiência das suas compras, para evitar gastar dinheiro desnecessariamente.

Uma das melhores dicas para poupar nas compras é apostar no comércio online, que garante que você não enche o carrinho com coisas que você não precisa. Além disso, você sempre controla a soma total da compra durante o procedimento, algo que não acontece no mercado. Se ir no super é algo inevitável, troque as marcas por produtos genéricos de qualidade. O preço será mais baixo e a diferença é temporária, apenas até você conseguir aquela viagem bacana-

Comprar itens usados também é uma excelente solução para poupar dinheiro para viajar. Contudo, sempre confira se a compra vale a pena (caso o preço do produto novo seja muito próxima ao mesmo produto usado anunciado, pode compensar pegar o novo).

Como economizar dinheiro para viajar - Compras eficientes

Economizar na viagem

Agora que já sabe como economizar dinheiro para viajar, o ideal é conseguir gastar menos grana na viagem em si. Uma das opções é viajar de mochileiro, se você for uma pessoa aventureira que está preparada para abdicar de alguns confortos.

Como economizar dinheiro para viajar - Economizar na viagem

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar dinheiro para viajar, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como economizar dinheiro para viajar

Como economizar dinheiro para viajar
1 de 7
Como economizar dinheiro para viajar

Voltar ao topo da página