Partilhar
Partilhar em:

Como economizar dinheiro ganhando pouco

Como economizar dinheiro ganhando pouco

A situação econômica dos últimos anos ainda não melhorou muito e a consequência mais grave é a piora na economia da casa. Milhões de famílias sobrevivem com salários mínimos e chegar no fim do mês passou a ser um objetivo bem complicado. Para o ajudar nas suas economias, neste artigo do umCOMO vamos lhe dar algumas dicas para saber como economizar dinheiro ganhando pouco.

Também lhe pode interessar: Como poupar dinheiro

Economizar, uma questão de hábito

É importante entender que adotando uma série de hábitos simples de consumo, as contas da casa podem se beneficiar bastante. É muito útil conscientizar toda a família de que poupar é uma questão que envolve todos e que cada membro possa colocar seu grão de areia para que a carga mensal seja mais leve.

Comece pelas crianças da casa e ensine que devem apagar as luzes quando não estiverem no cômodo, evitar desperdiçar água da torneira ou deixar o computador ou o videogame ligado a noite toda.

Claro que, estes conselhos também podem ser aplicados aos adultos. É bem conhecido que o simples fato de deixar os eletrodomésticos em stand by pode aumentar a conta de 15 a 20%, representando um gasto de aproximadamente R$ 2,00 por aparelho/mês na conta de luz.

O mesmo desperdício pode ser produzido através de um ar condicionado mal usado, máquinas de lavar com pouca roupa, uma descarga que perde água... Tudo é dinheiro que sai do seu bolso!

Faça a lista das compras

Para economizar nas compras pode ser muito útil ir aos estabelecimentos com uma lista dos produtos que precisa. Dê uma olhada na despensa e na geladeira e anote o que acabou. Este comportamento evitará que acabe colocando no carrinho coisas que não precisa e que originam uma despesa não prevista e desnecessária.

Evite as marcas e compare preços para economizar no supermercado. Aproveite os cupons e as ofertas, mas lembre-se que muitas vezes um cupom de desconto pode sair mais caro do que um produto que não seja de marca.

Diga adeus aos serviços desnecessários

Muitas vezes damos voltas à cabeça para descobrir como economizar dinheiro ganhando pouco, sem prestar atenção que muitas vezes o dinheiro escapa por pequenas comissões e serviços que, na realidade, não utilizamos.

Reveja os cartões de crédito que possui em sua carteira, olhe quanto dinheiro cobram por despesas de manutenção e juros e faça as contas para saber se sai em conta. Falando nisso, anule todos aqueles que não usa, é absurdo pagar por algo que não precisa.

O mesmo acontece com serviços como a chamada em espera do seu telefone, a quantidade de megas que realmente precisa para seu uso pessoal ou a conta de papel. Você não precisa da velocidade de uma grande empresa para olhar seu correio eletrônico e pode passar para a conta eletrônica, assim economizará dinheiro e será mais ecológico.

Utilize os comparadores online e veja se as apólices de seguro da casa, do carro ou se a sua hipoteca podem ser melhoradas. Neste caso, a guerra entre as companhias para conseguir os clientes em tempos de crise pode servir de ajuda a você e não deve ignorar o seu direito a trocar de entidade se com isso obtiver benefícios.

Faça um uso inteligente do transporte

Às vezes, nosso carro fica estacionado na garagem por longas temporadas. Se esse for o seu caso, está perante uma dica importante a considerar para saber economizar dinheiro ganhando pouco.

Deve avaliar se realmente precisa do veículo. Pense que o carro leva consigo uma série de gastos que são um grande peso para a economia da casa: seguro, manutenção, revisão técnica, impostos... Se realmente não o usa, talvez seja mais favorável usar o transporte público quando precisar.

Outro truque muito rentável é o de compartilhar o carro. Atualmente, você pode até se beneficiar de algumas empresas online que se dedicam a colocar em contato pessoas que viajam na mesma direção. Deste modo poderá economizar dinheiro e conhecer pessoas novas.

Falando disso, adote uma condução eficiente. Pisar no acelerador em excesso, não usar a marcha correta, instalar um rack sobre o carro ou o excesso de peso podem aumentar consideravelmente o consumo de combustível.

Para pequenos trajetos lembre-se de mexer as pernas ou ir de bicicleta. Não existe nada mais econômico e saudável, além disso poderá desfrutar do ar livre e ajudar o meio ambiente.

Aproveite as lojas de segunda mão

A crise também tem proliferado novos tipos de comércio que aceitam a troca como parte do pagamento ou vendem objetos de segunda mão. Todos temos em casa coisas que estão na despensa há anos. Tire elas de lá e aproveite! Além disso, se precisar de alguma coisa pode ir a uma empresa de compra e venda e comprar de segunda mão!

Recicle. Leve o que já não precisa a esse tipo de comércios e troque ou deixe no depósito para que o vendam. Você não só economizará, mas pode até ser que consiga um dinheiro para ajudar caso tenha um salário baixo.

Faça as contas

Como economizar ganhando pouco? Não há mistério. Terá que aplicar o princípio de não gastar mais do que entra e fazer as suas próprias contas, algo que ajudará no dia a dia. Deste modo poderá ter um controle sobre sua economia a todo o momento e estabelecer um princípio de prioridades que evitem despesas que não forem necessárias.

Existem muitos apps que pode usar para este assunto, apesar de que anotar em uma agenda normal também funciona. Boa sorte! você verá como pode economizar alguns reais com esses truques simples.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como economizar dinheiro ganhando pouco, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como economizar dinheiro ganhando pouco

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Como economizar dinheiro ganhando pouco
1 de 4
Como economizar dinheiro ganhando pouco