Partilhar

Como dizer não ao chefe

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 14 novembro 2018
Como dizer não ao chefe

Por vezes surgem momentos em que o seu chefe faz um pedido que você deve recusar, seja para o seu bem ou para o bem da tarefa em si. Dizer "não" é difícil para as pessoas em geral, mas o grau de dificuldade aumenta quando deve ser dito à pessoa que o emprega. Em ambientes corporativos, é esperado um grau de perfeição irrealista da parte do trabalhador. O medo de dizer "não" pode ser causa de ansiedade, estresse e depressão - tudo problemas que você deve evitar de forma diplomática. Existem estratégias para negar um pedido de forma suave e pacífica, por isso confira as estratégias do umComo e saiba como dizer não ao chefe.

Também lhe pode interessar: Como dizer ao meu chefe que estou grávida

Reflita antes de responder

Para dizer não ao seu chefe, é importante que você saiba como o vai fazer.

Para isso, é importante que você pense na resposta antes de falar - se isso for possível no momento. Se o pedido chegar por e-mail, você tem tempo para analisar a questão e preparar uma resposta sólida.

Se o chefe abordar você cara a cara ou por telefone, ou em qualquer contexto que pede uma resposta imediata, peça algum tempo para pensar no pedido e especifique quando pode falar com ele sobre isso.

Analise o pedido do seu empregador e decida se o pedido é razoável ou não.

Antecipe potenciais questões que o chefe pode colocar depois de recusar o pedido e estará preparado para a conversa real.

Como dizer não ao chefe - Reflita antes de responder

Responda com uma pergunta

Experimente devolver o pedido com uma questão.

Se você está sobrecarregado, descreva os projetos em que está envolvido para o seu chefe e pergunte qual deles é prioritário.

Nota: Nunca faça isso de forma hostil pois o seu chefe pode já saber quais as tarefas que você tem.

Como dizer não ao chefe - Responda com uma pergunta
Imagem: peru.com

Pense em soluções

Quando recusar o pedido, apresente prontamente uma solução. O seu chefe valorizará isso. Pense em alternativas para a tarefa e acompanhe sempre o seu "não" com um "mas".

Dica: Esse método também vale nas relações com clientes difíceis.

Como dizer não ao chefe - Pense em soluções
Imagem: slideplayer.es

Elogie o chefe

Enquanto nega o pedido, elogie o seu empregador.

Se ele está adicionando tarefas à sua pilha, é porque ele confia em você para adquirir essa responsabilidade. Mostre seu apreço por isso antes de dizer que você não deve pegar a tarefa.

Como dizer não ao chefe - Elogie o chefe
Imagem: pixshark.com

Seja franco e objetivo

Se o chefe está fazendo um pedido que você não pode concretizar porque não sabe como, não enrole. Seja direto e pergunte ao chefe se alguém pode ensiná-lo ou se existe algum tipo de curso em que você possa aprender mais sobre o assunto.

Mentir só vai criar problemas. Não tenha medo de admitir que não está preparado, um verdadeiro líder vai compreender isso.

Sugestão: O que dar de presente ao chefe

Como dizer não ao chefe - Seja franco e objetivo
Imagem: masterfile.com

Dicas

Se o seu chefe pedir para você fazer algo ilegal, descarte a possibilidade de imediato. Legalmente, você pode denunciar o seu chefe às autoridades e ficar protegido contra demissão por vingança.

Sempre fale com o seu empregador de forma calma e não mostre nervos. Falar com o chefe nervoso ou mal humorado pode arruinar vossa relação, especialmente na hora de dizer "não".

Não reclame. A tentação é informar seu chefe de todas as tarefas que você já tem que concluir. Evite esse tipo de comportamento e tudo correrá pelo melhor.

Para fortalecer a sua relação com seu empregador, acesse esses artigos sobre como comunicar com o seu chefe e como agradar seu chefe.

Seja forte e boa sorte!

Como dizer não ao chefe - Dicas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer não ao chefe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como dizer não ao chefe

Como dizer não ao chefe
Imagem: peru.com
Imagem: slideplayer.es
Imagem: pixshark.com
Imagem: masterfile.com
1 de 7
Como dizer não ao chefe

Voltar ao topo da página