Como deve ser um bom garçom

Como deve ser um bom garçom
Imagem: chilango.com

A hotelaria parece um negócio fácil, principalmente porque 50% dos estudantes trabalharam em algum momento da vida em um bar ou restaurante para conseguir um dinheiro extra. No entanto, nem tudo o que reluz é ouro e os bons garçons formam-se à base de prática e boas maneiras. Em umComo.com.br mostramos a você como ser um bom garçom. O resto, é só colocar em prática estas recomendações.

Passos a seguir:
1

Os idiomas são importantíssimos na hora de trabalhar no setor de hotelaria. No dia menos pensado pode chegar um cliente inglês, francês ou alemão e todo o bem-fazer e serviço do local podem parar no lixo se não conseguirem entender-se com o cliente.

2

Tenha muita clareza de qual é o território no qual deve trabalhar. Não é correto brigar com o resto dos colegas do trabalho por servir umas mesas ou outras. Um bom garçom precisa saber a todo o momento que zona do restaurante ele deve cobrir.

Imagem: elguateque.blogspot.com
3

Esteja muito atento aos seus clientes. Sempre se recompensa um garçom atento em vez de um que esteja sendo chamado o tempo todo e não venha. O atendimento na hora de trabalhar em hotelaria é fundamental.

4

Vá passo a passo. Se você acaba de retirar uma mesa, leve a conta para eles imediatamente, não comece a anotar o pedido de outra se houver clientes que já querem ir embora do estabelecimento. Caso contrário, você poderia provocar um pequeno caos no local e isso é precisamente o que se quer evitar.

5

Nunca assuma que o cliente terminou de comer. Pergunte-lhe antes de retirar os pratos. Talvez ele tenha parado para falar com seu acompanhante e tenha a intenção de continuar comendo depois.

6

Retire os pratos, copos e talheres da mesa quando o cliente tiver terminado de comer esses pratos. Assim você dará a ele mais espaço para que se sinta cômodo e evitará que possa manchar a roupa com restos de comida.

7

Se você tiver um cliente difícil, seja amável, por mais que ele o irrite. Não há nada pior que um garçom desagradável. E a imagem que dá ao bar ou restaurante é péssima. Por isso, atenda sempre seus clientes com um sorriso.

8

Não fique apenas com o papel de trabalhador que se dedica a servir mesas. Vá além disso. Você deverá conhecer bem o cardápio do seu lugar de trabalho. Sugira a seus clientes as delícias do dia ou os pratos que sempre são muito bem recebidos pelo resto da freguesia e faça-se notar como bom garçom para conseguir avançar com sucesso nesta profissão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deve ser um bom garçom, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.