Como detectar notas de Euro falsas

Como detectar notas de Euro falsas

As técnicas modernas de reprodução gráfica permitem cópias de qualidade de qualquer material impresso. Mas as notas de euros têm uma combinação de diferentes elementos de segurança que fazem com que sua falsificação seja muito difícil. Mesmo assim, muitas vezes temos tido em nossas mãos notas de euros falsas de diferentes valores ou denominações, é por esta razão que a seguir lhe damos alguns conselhos para detectar notas falsas e assim evitar problemas.

Vai precisar de:
  • Notas de euros
Passos a seguir:
1

Tocar uma nota original e se acostumar com a sua textura e cor, já que cada nota apresenta uma cor dominante que ajuda a sua identificação. Trata-se de uma textura firme, resistente e áspera, a qual vai se perdendo com o uso da nota.

2

O tamanho das notas varia, quanto maior o valor maior é o seu tamanho. Portanto o mais pequeno é a de 5EUR e a maior é de 500EUR.

3

As características principais que encontramos nas notas são:

  • O nome da moeda escrito em caracteres latinos (EURO) e gregos (EYPW). (1)
  • As iniciais do Banco Central Europeu em cinco variantes linguísticas -BCE, ECB, EZB, EKT e EKP- que são as onze línguas oficiais da Comunidade Europeia. (2)
  • O símbolo © indicativo da proteção legal (copyright). (3)
  • A assinatura de Willem F. Duisenberg, presidente do Banco Central Europeu. (4)
  • A bandeira da União Europeia. (5)

Pode ver os números na imagem acima.

4

Outra característica é a impressão do valor facial das notas em cifras de grande tamanho e tinta mais escura, bem como o uso da impressão em relevo em alguns elementos das notas.

5

Outros elementos de segurança que encontramos nas notas euros são vistos ao olhar a nota, inclinando-a ou colocando-a contra a luz.

  • Marca de água: observa-se uma imagem e a cifra do valor da cédula.
  • Fio de segurança: ao olhar a cédula através da luz vê-se uma linha escura.
  • Holograma: se inclinamos a cédula à direita, do avesso desta observa-se o motivo arquitetônico e a cifra que indica o valor da cédula. Isto acontece nas cédulas de maior valor: 50, 100, 200 e 500.
  • A cor da tinta muda: nas notas de euros de maior valor, ao inclinar seu reverso, a cifra que indica o valor da nota muda de uma cor arroxeada a uma cor verde ou marrom.
6

No canto superior esquerdo é possível ver o número partido que indica o valor da cédula, se colocarmos a nota contra a luz é possível ver o valor completo. E desde a nota de 50 em adiante, abaixo da esquerda ao centro da cédula você pode ver uma inscrição: EUROvalor da nota eurosEYPOWvalor da nota (como se vê na imagem).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar notas de Euro falsas, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Comece a praticar já, a tocar as diferentes notas para se familiarizar com elas.