Despedir um trabalhador

Como despedir um funcionário

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como despedir um funcionário

No mundo trabalhista, há situações complexas que podem ter resultados desagradáveis; uma delas é ter de demitir um trabalhador. Esta situação traz resultados constrangedores para ambas as partes, tanto para o chefe como para a pessoa demitida, por isso, é importante fazê-lo de maneira adequada, sempre levando em conta a consideração e o respeito pelo funcionário. Se você não sabe por onde começar, em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você saiba como demitir um funcionário de maneira profissional e adequada.

Passos a seguir:

1

Se por algum motivo a empresa decidir demitir um funcionário, é importante não comentar sobre isso com ninguém, pois a informação pode chegar ao trabalhador através de outras pessoas, criando constrangimentos desnecessários.

2

Assim que tiver tomado a decisão, tente marcar uma reunião o quanto antes com o trabalhador para comunicar-lhe com antecedência; você deve fazê-lo de maneira pontual, sem preâmbulos.

3

É necessário dirigir-se ao funcionário com uma linguagem respeitosa, independentemente dos motivos que o fizeram ser demitido; o empregador deve sempre manter o controle da situação e encará-la da melhor forma possível.

4

Para o trabalhador, é importante saber claramente o motivo ou motivos de sua demissão, por isso a comunicação deve ser efetuada sempre de maneira profissional, usando palavras adequadas à situação. Por exemplo, se é alguém conflituoso, podemos dizer: "acreditamos que sua atitude não se adapta à filosofia da equipe e da empresa".

5

Pode ser que o trabalhador queira discutir sua decisão ou fique alterado ao ouvi-la, então, novamente é necessário manter o controle da situação, pois a decisão já foi tomada e não há como voltar atrás.

6

Evite frases clichês que podem soar hipócritas como: "foi muito difícil tomar esta decisão" ou "sei como você se sente a respeito"; se a relação com o funcionário não for verdadeiramente próxima, seja simplesmente político e cortês.

7

Comunique a notícia de preferência à tarde ou no final do dia, deste modo o funcionário poderá ir para casa sem precisar suportar a compaixão e os boatos e comentários dos outros.

8

Em muitas empresas, costuma-se demitir os funcionários junto a alguém do departamento de recursos humanos para que o trabalhador tenha acesso aos valores referentes à sua demissão e finalizar os detalhes de pagamentos.

9

Despedir um funcionário nunca é uma situação confortável, mas há momentos em que é necessário fazê-lo e a melhor forma para conseguir isso é mediante o respeito e a comunicação adequada com o outro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como despedir um funcionário, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos

  • Evite entrar em polêmicas e discussões relacionadas à decisão.
  • Se o funcionário se alterar, mantenha o controle da situação para evitar que o problema passe a ser maior ainda.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como despedir um funcionário