Como descobrir o CNPJ de uma empresa

Como descobrir o CNPJ de uma empresa

Descobrir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) nem sempre é uma tarefa fácil, já que se trata de um dado sensível e que tende a ser protegido. O mais comum é a pessoa conhecer o CNPJ da empresa e, com essa informação fazer a pesquisa que pretende. Para seu alívio, e apesar de ser um serviço não disponível no site da Receita Federal, o contrário também é possível: sabendo o nome da empresa, conseguirá descobrir o CNPJ respetivo. Você está procurando como descobrir o CNPJ de uma empresa? Para descobrir como fazer isso de forma simples, continue lendo este artigo do umCOMO, no qual iremos apresentar várias soluções!

Como descobrir o CNPJ de uma empresa

Em primeiro lugar, precisamos saber que o CNPJ é um código composto por 14 dígitos, em que os números são divididos da seguinte forma: número de inscrição / filiais - digito verificador. Para você obter esse código, terá de saber a Razão Social da empresa (nome de registro) ou Nome Fantasia (nome pelo qual a empresa é popularmente conhecida). Com esses dados conseguirá fazer a pesquisa. Se você tiver dúvida quanto a questão dos nomes, nosso artigo sobre como descobrir nome fantasia pela razão social pode ser bem útil!

Então vamos lá: como descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome?

  • Em primeiro lugar faça uma busca no site da Junta Comercial do seu estado. No caso de São Paulo, por exemplo, será o JUCESP. Na caixa de busca, digite a Razão Social ou Nome Fantasia, inicie a busca e consiga o CNPJ da empresa. A Junta Comercial precisa ter em seu banco de dados o CNPJ porque em tese aquele empresa pratica uma atividade comercial naquele determinado estado, de forma que precisa estar registrada na Junta Comercial estadual.
  • Você pode descobrir o CNPJ de determinada empresa contatando a linha telefônica da Prefeitura de sua cidade. Do lado de lá, a administração pública poderá lhe fornecer essa informação, desde que a empresa tenha alvará de funcionamento (pressuposto para seu funcionamento na cidade, uma vez que o alvará uma espécie de autorização).
  • Por outro lado, caso você esteja procurando CNPJ de uma empresa bem conhecida como, por exemplo, a TV Globo do Rio de Janeiro, basta fazer uma pesquisa no Google por "rede globo rio de janeiro cnpj", ou algo semelhante, e páginas como a Wikipédia fornecem-lhe essa informação. Contudo, esses dados podem estar desatualizados, de forma que recomendamos que você cheque os dados em pelo menos mais de um lugar diferente.
  • Há também ferramentas do governo para isso. No Portal da Transparência, você pode consultar o CNPJ de empresas inidôneas ou que estão suspensas. Para isso, digite a Razão Social ou Nome Fantasia da empresa no respetivo espaço, clicando "Consultar" em seguida.
  • Você pode conseguir o CNPJ de determinada empresa procurando processos no nome dela no site do Tribunal Regional do seu Estado. Se existir algum processo relativo a ela, o CNPJ aparecerá referido.

Está com problemas para lembrar qual é o CNPJ da sua empresa? Descubra todas as dicas em nosso artigo "Esqueci meu CNPJ, como descobrir?".

Como achar o CNPJ de uma empresa - outras formas

As dicas no tópico acima podem ser muito valiosas se você deseja saber como descobrir um CNPJ. Felizmente, ainda existem outros meios e técnicas que podem ser úteis na jornada de descobrir um CNPJ.

CNPJ Rocks

O CNPJ Rocks é uma empresa que conta com dados de diversas empresas do país. Nele é possível fazer a busca pelo nome da empresa ou pelo próprio CNPJ. Vamos a um exemplo:

  1. Acesse o site do CNPJ Rocks;
  2. Digite o nome da empresa que você deseja no campo de busca. Nesse exemplo, iremos usar a marca de chocolates Garoto, muito popular no Brasil;
  3. Pesquisando por "Chocolates Garoto" ou qualquer outra empresa, na coluna a direita ficará o CNPJ, que no caso em questão é 28.053.619/0113-80.

Além do CNPJ, nesse site você também pode descobrir a razão social, data de abertura, tipo da empresa (matriz ou filial), situação (ativa ou inativa), natureza jurídica, capital social, atividades principais e secundárias, endereço, contato e quadro societário.

Essas informações podem parecer não tão úteis, mas são de grande serventia se você for abrir um processo contra determinada empresa, via de regra. Isso porque sua atividade, capital social e quadro societário podem ajudá-lo a se guiar na busca de uma indenização, por exemplo.

Redesim

Em 2018 o governo federal lançou o portal Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) que permite que qualquer um faça a consulta de um CNPJ, seja pelo próprio número ou pelo nome social/fantasia.

  • Se você só sabe o nome social ou fantasia da empresa e deseja mesmo assim fazer a consulta, em primeiro lugar é preciso é necessário fazer login ou se cadastrar na Área do Usuário do Redesim e depois buscar por "Consulta CNPJ por Nome Empresarial ou Nome Fantasia", onde você pode fazer a pesquisa da mesma forma do que no CNPJ Rocks.
  • Se você já tem o número do CNPJ da empresa, basta acessar o portal de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, digitar o número do CNPJ, passar na validação de "Não sou um robô" e pronto: você terá acesso aos dados de quadro societário, capital, data de fundação, etc.

O Redesim pode parecer bem mais burocrático e difícil de usar do que o CNPJ Rocks, e de fato é. Contudo, a vantagem é que o portal é alimentado diretamente com os dados da Receita Federal, então você não corre risco de esbarrar em informações desatualizadas.

Como descobrir o CNPJ de uma pessoa

Muito se fala em "como encontrar o CNPJ de uma pessoa" e a verdade é que isso é impossível. Mas por quê? Bem, quando nos referimos à "pessoa" em geral se pensa em pessoa física, como quem está escrevendo esse artigo ou você que o lê, e não em pessoa jurídica, como uma empresa.

O "CNPJ" da pessoa física é o CPF, o Cadastro de Pessoas Físicas. Esse código formado por onze dígitos é exclusivo, ou seja, é impossível que duas pessoas compartilhem do mesmo CPF. Se você deseja descobrir o CPF de alguém e não faz a menor ideia de como isso pode ser feito, recomendamos a leitura dos artigos Como consultar CPF pelo nome e Como descobrir o CPF de uma pessoa. Sem dúvidas eles serão um ótimo guia para essa tarefa!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir o CNPJ de uma empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Nem sempre é fácil conseguir o CNPJ de uma empesa através da internet, dado que se trata de uma informação fiscal.
Bibliografia
  • GOVERNO FEDERAL DO BRASIL. SERPRO. "Consulta CNPJ - Como descobrir o CNPJ de uma empresa?". Disponível em: <https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2018/como-descobrir-o-cnpj-de-uma-empresa#:~:text=Voc%C3%AA%20quer%20consultar%20os%20dados,partir%20do%20n%C3%BAmero%20do%20CNPJ.>. Acesso em 25 de outubro de 2020.