Como descobrir CPF pelo RG

Como descobrir CPF pelo RG

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento emitido pela Receita Federal que tem função principal de identificar contribuintes no Imposto de Renda, além de ser necessário na hora de abrir contas ou realizar compras online. Por ser um documento importante, mas não muito usado, muitas vezes esquecemos o número do CPF e só nos damos conta quanto a numeração está sendo exigida. Se você está passando por esse problema e quer saber como descobrir CPF pelo RG, leia esse artigo do umCOMO onde te ensinaremos com detalhes como você pode consultar CPF pelo RG.

Perdi meu CPF, como saber o número?

Para descobrir CPF pelo RG (Receita Federal), siga os seguintes passos:

  1. Vá até uma unidade de atendimento da Receita Federal. A consulta para descobrir o endereço mais próximo pode ser feito no próprio site da Receita em Unidades de Atendimento. É necessário portar o RG para ser atendido, afinal, deve-se provar que você é você para evitar que informações pessoais sejam divulgadas para terceiros;
  2. Informe sua situação, dizendo que perdeu seu CPF e que precisa de uma segunda via, visto que não sabe o número;
  3. Obtendo a segunda via do documento, guarde-a em local seguro do qual não se esquecerá. O CFP não é um documento tão exigido quanto o RG por não ter foto e, consequentemente, não servir para identificação, sendo assim, pode ser guardado em casa e utilizado apenas quando necessário.

Caso você tenha se casado e alterado o sobrenome, é necessário conferir para saber em qual nome o CPF está cadastrado, afinal, se os dados não estiverem corretos não será possível localizar a pessoa.

Aplicativo para descobrir CPF

Hoje em dia existe aplicativo para quase tudo, o que nos faz pensar que exista algum para descobrir CPF. Mas, felizmente, por segurança, não existe solução mágica como um aplicativo para descobrir CPF. Já que isso poderia colocar em risco dados pessoais muito importantes.

Entretanto, aplicativos como o Serasa Consumidor e o Guia Bolso podem informar a situação do CPF, dizendo e o nome da pessoa que o possui está sujo ou limpo. Para obter as informações, basta baixar o aplicativo em seu celular e digitar o CPF e data de nascimento do portador do número consultado.

Como descobrir RG pelo CPF de uma pessoa

Ainda que não exista meio online de como consultar CPF pelo RG, o contrário é possível! Para descobrir RG pelo CPF, siga os seguintes passos:

  1. Entre no site do Meu INSS;
  2. No canto superior direito, selecione a opção "Entrar" e vá em "Login". Caso você tenha um cadastro, basta digitar CPF e senha, caso não, desça a página e vá em "Crie sua conta", para isso será necessário informar nome completo, CPF, e-mail e telefone para contato. Se não possuir nenhum dos dois, basta assinalar que não possui;
  3. Após a criação da conta e do login, vá na aba "Dados";
  4. Procure pelo RG em meio aos dados.

Se você procura um aplicativo que descobre RG pelo CPF, utilize o aplicativo do Serasa Consumidor, lá será possível acessar o estado do seu CPF, ou seja, conferir se seu nome está limpo, e também conferir dados como o RG.

Essa também é uma forma de como descobrir data de nascimento pelo CPF e RG. Para mais informações, veja como descobrir data de nascimento pelo CPF.

Como consultar CPF pelo nome

Por questões de segurança, não é possível simplesmente acessar um site e procurar o CPF de alguém utilizando somente o nome da cidadão. O CPF é exigido em diversos contextos como compras online e cadastros em serviços, sendo assim, divulgar dados do tipo seria uma forma de facilitar transações criminosas.

Os únicos órgãos capazes de acessar informações pessoais como o CPF de alguém são empresas de cobrança, já que os dados são necessários para que desenvolvam sua função com precisão, enquanto pessoas físicas devem comprovar que são as responsáveis pelo CPF em questão para obtê-lo. Pode parecer um problema, mas é uma forma de proteger seus dados e evitar que caia em mãos erradas.

Existem site pagos como o Brasil Consultas que permite o acesso ao CPF de pessoas de acordo com os dados fornecidos pelos Órgãos de Proteção ao Crédito, entretanto, como dito, são serviços pagos.

Veja também: Como encontrar uma pessoa na internet pelo CPF, RG ou nome completo

Descobrir CPF pelo CNPJ

Caso você queira descobrir quem são os responsáveis por uma empresa ou então descobrir o CPF dos responsáveis tendo o CNPJ de empresa, o processo é bastante simples. Siga os seguintes passos:

  1. Entre no site da Receita Federal na área de empresas;
  2. Na área "Cadastros" selecione "CNPJ";
  3. Na nova página, selecione "Consultar Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ";
  4. Encontre a opção "Atendimento pela Internet" e clique;
  5. Digite o CNPJ da empresa e pronto, você terá acesso às informações que procura.

Leitura complementar: Como saber se o CPF ou CNPJ é verdadeiro

CPF no RG é válido?

Vale ressaltar que existe uma área no RG destinada ao número do CPF, mas não é obrigatório o seu número de Cadastro de Pessoa Física conste ali. De todas as formas é indicado que você inclua seu CPF no RG já que assim você terá acesso ao número sem precisar andar sempre com a sua carteirinha do seu CPF.

Como tirar RG com CPF

Por se tratar de um documento oficial, CPF no RG é válido. Para incluir o número do CPF na carteira de identidade você deve comparecer a uma central de atendimento ao cidadão com seu RG em mãos, CPF e uma foto 3x4. Lembrando que quando for tirar a foto avise que é para um documento oficial, para que ela seja válida e cumpra os critérios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir CPF pelo RG, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.