Partilhar

Como delegar tarefas de forma eficaz

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como delegar tarefas de forma eficaz
Imagem: cygnuscosmeticos.com.br

Saber trabalhar em equipe não é apenas uma necessidade dos funcionários de uma empresa, mas também do chefe, que coordena a equipe. Ele deve saber como encarregar os seus subordinados para que todos façam a sua parte. Para tirar de letra, o umComo.com.br dá algumas dicas de como delegar tarefas de forma eficaz.

Também lhe pode interessar: Como organizar o trabalho em equipe

Porquê distribuir tarefas pela equipe

Para muitas pessoas, delegar funções não é uma tarefa fácil. Assim, no ambiente de trabalho, existem profissionais que acabam abraçando todas as atividades.

Algumas vezes, o indivíduo não confia o suficiente na capacidade dos demais e prefere dar conta do recado sozinho para que o resultado saia do seu jeito. No entanto, ao trabalhar em equipe e, principalmente, ao chefiar uma equipe é preciso ter confiança.

Uma forma de fazer isso é contratando profissionais capacitados, os quais mostrem credibilidade e potencial para o cargo. O próximo passo é saber como delegar tarefas de forma eficaz, sem sobrecarregar ninguém.

Mesmo o profissional mais habilidoso não deve fazer tudo sozinho, caso contrário, o resultado do seu desempenho pode ficar comprometido. Além disso, delegar funções a todos de uma equipe é uma estratégia inteligente de valorizá-los.

Com reconhecimento, os funcionários se motivam a produzir mais. É um ciclo que se fecha e todos saem ganhando. Ou seja, ninguém se sobrecarrega, todos fazem a sua parte e ficam satisfeitos.

Como delegar tarefas de forma eficaz - Porquê distribuir tarefas pela equipe
Imagem: beatriziolanda.com

Como delegar tarefas de forma eficaz

Na hora de delegar funções e atividades para cada funcionário de uma equipe, é preciso conhecer quais são as suas competências.

O ideal é encarregar cada um de acordo com a sua capacidade. Para isso, um gestor competente conhece muito bem o currículo dos seus subordinados e, ao observá-los em ação, identifica quais são as suas habilidades mais marcantes.

Além disso, o chefe de uma equipe deve saber quais são todas as tarefas que os seus subordinados devem executar para que as metas propostas pela empresa sejam atingidas.

Já a dinâmica das tarefas depende de cada negócio, a delegação pode ser diária, semanal ou fixa, por exemplo. O importante é que cada funcionário entenda bem a sua tarefa, como ela interage com o todo e quais os seus prazos, quando houver.

Em alguns casos, é preciso que um empregado receba treinamento adequado para desempenhar uma atividade. Essa iniciativa apenas vai qualificar a empresa, lembrando que as capacitações devem ser frequentes para manter o bom desempenho da equipe.

Como delegar tarefas de forma eficaz - Como delegar tarefas de forma eficaz
Imagem: lecnews.com

Mais dicas de como distribuir funções

Um papel muito importante do líder de uma equipe é o de também acompanhar o desenvolvimento da tarefa dos demais. Ele deve oferecer apoio constante, além de avaliar o desempenho de cada.

Outra de suas funções é a de conversar com o membro da equipe que mostrar dificuldade em realizar a sua atividade ou mesmo que cometer erros, a fim de resolver a questão.

Por outro lado, o bom gestor sabe que cada profissional tem o seu jeito de fazer as coisas, claro que dentro de um padrão de qualidade. Ou seja, mesmo fazendo diferente, o funcionário pode executar uma atividade com a mesma qualidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como delegar tarefas de forma eficaz, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como delegar tarefas de forma eficaz

Como delegar tarefas de forma eficaz
Imagem: cygnuscosmeticos.com.br
Imagem: beatriziolanda.com
Imagem: lecnews.com
1 de 3
Como delegar tarefas de forma eficaz

Voltar ao topo da página