Partilhar

Como declarar bitcoins no imposto de renda

Por Julia Latorre. Atualizado: 30 março 2017

A declaração de imposto de renda é uma medida onde os cidadãos oficializam sua renda média anual para o estado federal por meio de informações financeiras. Com o surgimento das bitcoins como moeda eletrônica que tem um valor atribuído e pode ser usada na economia, também apareceu a necessidade de declarar esse tipo de bem no imposto de renda. O procedimento é um pouquinho diferente e as dúvidas são normais. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações sobre como declarar bitcoins no imposto de renda.

Passos a seguir:
1

De acordo com a Receita Federal, as bitcoins, ou outras criptomoedas, devem ser declaradas no imposto de renda como qualquer outro valor financeiro ativo. Ou seja, ainda que esse tipo de moeda não seja considerada oficial pelo governo, ela deve ser declarada sendo classificada como "outros bens e direitos" nas cláusulas do procedimento do Imposto de Renda.

2

Entretanto, suas bitcoins só precisam ser declaradas se você possui uma quantidade que equivale a mais de R$1 mil e você de deve se atentar aos valores para saber o tipo de declaração:

  • Menos de R$ 1 mil -> não é preciso declarar
  • Entre R$ 1 mil e R$35 mil -> declarar como "outros bens e direitos"
  • Mais que R$35 mil -> será arrecadado 15% de impostos sob esse valor
3

Para declarar bitcoins no imposto de renda, você deve seguir o procedimento junto com a declaração do imposto de renda convencional. Quando estiver online no programa do IRPF 2017, busque a opção "Fichas de declaração" e, em seguida, "Bens e direitos", no lado esquerdo da tela.

4

Com a opção "Bens e Direitos" selecionada, clique em "Novo", no canto direito inferior. Um campo de "Código" irá surgir, preencha com a sequência "99".

5

Nessa mesma aba você terá de completar o campo "Descriminação" com o valor a ser declarado. Como não existe uma cotação padrão oficial, você pode determinar os valores a fazer a equivalência através de mercados de moedas digitais online.

Para declarar bitcoins no imposto de renda é essencial que você tenha comprovantes legítimos das operações de compra ou recebimento da moeda. Se você não tem esses documentos, você pode consegui-los através do histórico de compras do site onde adquiriu.

6

Realizando os passos anteriores você conseguiu declarar bitcoins no imposto de renda. É importante você saber que se nos últimos 5 anos você já tinha as moedas em quantia maior que R$1 mil e não as declarou, serão cobradas multas e juros.

7

Se o seu montante em bitcois é superior a R$35 mil, você deve pagar 15% de imposto sobre esse valor pelo Programa de Apuração dos Ganhos de Capital (GCAP). O pagamento deve ser efetuado no máximo até o último dia útil do mês após a transação das moedas digitais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como declarar bitcoins no imposto de renda, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como declarar bitcoins no imposto de renda

Voltar ao topo da página