Partilhar

Como declarar aluguel recebido

Por Lucas Baptista. Atualizado: 9 maio 2017
Como declarar aluguel recebido

Sempre surgem as dúvidas cruéis na hora de declarar o aluguel no Imposto de Renda, não é mesmo? Quem paga aluguel deve declarar? E quem recebe? Como fazer para declarar isso? Fato é que muita gente alugou imóveis em 2016. E, o inquilino e o proprietário, deve sempre se lembrar de que precisam declarar - sim, todo mundo deve - tudo no Imposto de Renda do ano seguinte, no caso, 2017. É chato mesmo, não é uma tarefa legal de se executar. Praticamente, você tem que mostrar ao governo que participa do pagamento dos impostos do país - mostrando com o que você gasta durante o ano - para pagar menos impostos. Ou seja, ele abate seus gastos na quantidade de imposto que você tem que pagar. Falando nisso, você sabe como declarar aluguéis recebidos, no imposto de renda? Se quer saber como fazer todo esse trâmite (e de várias formas), está no lugar certo. Isso porque o umCOMO preparou este artigo explicando como declarar aluguel recebido!

Também lhe pode interessar: Como declarar imposto de renda

Como declarar aluguel pago no imposto de renda

Se você é do grupo que contribuiu pagando aluguéis ao longo de 2016, é necessário que informe os valores na declaração do imposto de renda de 2017. É claro que você vai ter mais coisas a declarar e vai ter que saber como declarar o Imposto de Renda. Detalhe que a quantia que você vai colocar lá é referente às mensalidades do ano que passou. Cuidado não colocar as de 2017. Ah, e atenção quanto a despesas de condomínio e outras taxas, pois essas não fazem parte dos pagamentos informados na declaração. No sistema do imposto de renda, você vai encontrar a ficha “Pagamentos Efetuados” e vai colocar o código “70 - Aluguéis de imóveis” e vai encontrar, após informar todos os valores, CPF ou CNPJ do locador, o valor total dos aluguéis e o que tem de ser pago.

Muita atenção para quem mora com amigos ou divide casa ou apartamento com alguém. Nesse caso, só quem está com o nome no contrato do aluguel é que tem direito a declarar. Ou seja, quando for alugar algo, o ideal é que todo mundo da casa esteja incluso no contrato de locação. Assim, cada um dos moradores consegue incluir sua parte na declaração. Veja aqui como fazer um contrato de aluguel.

Como declarar aluguel recebido de pessoa física

Caso você tenha recebido aluguéis de pessoa física, além de ter que informar na declaração, você deve ter recolhido durante o ano, o imposto mensal obrigatório, o Carnê-Leão da Receita Federal. Depois que você preencheu toda a declaração de ajuste anual, será necessário apenas importar seus dados preenchidos nesse carnê para o programa que gera a declaração. Isso tudo vai estar numa ficha chamada “Rendimentos Tributáveis Recebidos de pessoa Física e do Exterior”, basta clicar no botão “Importar Dados do Carnê-Leão”.

Até aí tudo bem, mas e se os aluguéis recebidos durante 2016 foram isentos de recolher o imposto? Daí você deve lançar todos, mês a mês, diretamente na declaração anual. Vale lembrar que, mesmo que o aluguel fique abaixo do valor que obriga a pessoa a recolher o Carnê-Leão - que é abaixo de R$ 1.903,98 - o rendimento tributável deve ser informado no Imposto de Renda.

Como declarar aluguel recebido da imobiliária

Agora, se você quer saber como declarar aluguel recebido, só que da imobiliária, você vai precisar, antes de informar ao programa do Imposto de Renda, descontar a taxa do corretor do valor do aluguel.

Para fazer isso, é necessário acessar as taxas de corretagem que você provavelmente pagou ao longo do ano na ficha “Pagamentos Efetuados” e clicar no código de número 71 ”Administrador de imóveis”. Feito isso, é só informar os valores de pagamentos feitos, nome e o CNPJ da imobiliária.

Cálculo do imposto de renda sobre o aluguel

Como visto acima, valores abaixo de R$ 1.903,98 são isentos do recolhimento de tributos. Acima disso, a pessoa tem que fazer cálculos que variam de acordo com o valor. E esse cálculo se aplica através da tabela do Imposto de Renda. Essa aí acima mesmo. Nela são inclusas as porcentagens de alíquota - que é o percentual com que um tributo incide sobre o valor de algo tributado.

Ou seja, suponhamos que uma empresa x tem que pagar um aluguel de R$2.200,00. É só pegar o valor R$2.200,00 e multiplicar pela alíquota estipulada na tabela. Então sendo 2200x7,5% = 165,00. Feito isso, você entra na terceira parte do quadro, onde você deduz a parcela. 165,00 - 142,80 = 22,2. Então esse é o valor que deverá ser pago.

Como declarar aluguel recebido - Cálculo do imposto de renda sobre o aluguel

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como declarar aluguel recebido, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como declarar aluguel recebido

1 comentário
Rita
Quando se faz acordo, qual é o prazo da 1 parcela?

Como declarar aluguel recebido
1 de 2
Como declarar aluguel recebido

Voltar ao topo da página