menu
Partilhar

Como dar feedback ao chefe

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como dar feedback ao chefe
Imagem: maisetudo.com.br

Trabalhar nem sempre é uma das coisas mais confortáveis e prazerosas do mundo. Ou certas vezes é. Tudo depende, não é mesmo? Seu chefe, o ambiente em que você está, sua vida pessoal, sua vida financeira, sua saúde, enfim, existem infinitos fatores que podem alterar o seu rendimento numa empresa. No entanto, certas decisões e atitudes de seu chefe podem ser boas ou ruins e você pode ter desejo de expressar sua opinião para ele, para construir uma empresa mais democrática e bem sucedida, não é mesmo? Então, vamos entender nesse artigo como dar feedback ao chefe, sem parecer um puxa saco.

Também lhe pode interessar: Como pedir desculpas ao meu chefe
Passos a seguir:
1

Comece analisando as suas relações com seu chefe. Veja se ele é um ser distante da vida dos funcionários ou se ele está constantemente entrando em comunicação com vocês. Veja se ele é aberto para conversas ou se sempre mantém uma postura autoritária diante de seus camaradas, sendo um chefe tirano. Busque compreendê-lo. Veja como ele reage ao que todos falam. Isso é crucial para um feedback eficiente.

2

Você não pode esquecer de se analisar dentro da organização. Observe o seu histórico, coisas erradas que fez, elogios que recebeu, faltas e todos os fatores que podem te dar uma má imagem em vista de seus superiores. Depois, observe os seus êxitos numa geral para fazer um balanço. Você possui respeito com seu chefe? Ou você é visto como um funcionário preguiçoso, que sempre precisa de um puxão de orelha dos superiores? Seja autocrítico, conhece-te a ti mesmo e compreenda quem você é dentro da empresa.

3

Agora que você já se considera apto para fazer o feedback, quando o seu chefe busca você, tente fazer perguntas e demonstrar interesse pelo trabalho. Questionamentos inteligentes e observações interessantes irão fazer você crescer como funcionário e como profissional porque possui grande astúcia. Tenha bastante receptividade na hora de receber o seu superior e não se esqueça de aceitar bem as críticas. Complemente e melhore, isso poderá ser de grande valor num momento futuro. Dê um feedback atitudinal nas relações e aceite as críticas.

Como dar feedback ao chefe - Passo 3
Imagem: runrun.it
4

Doses constantes de auto avaliação são eficientes. Observe seus números. Você aumentou sua produtividade? Você fez o que deveria? Você aceitou as críticas e melhorou seus erros? Isso é o maior feedback de todos. Ter a capacidade de melhorar a partir de si próprio e de dar a resposta para o seu chefe com resultados é a melhor coisa que um funcionário dedicado e solícito pode fazer.

5

Criando essa relação, você pode dar para o seu chefe uma resposta do que funciona ou não, do que pode dar certo ou não. No entanto, não seja muito enxerido. Existem coisas das quais você não pode falar. Mas sempre busque dar uma opinião correta, vinda de um funcionário respeitada porque ela com certeza em mais tendência de ser ouvida. Se ela for sensata e astuciosa, ela será ouvida e se bem sucedida, você terá mais status dentro da empresa. Porém se ela for boba e desprezível, você só sairá com a imagem de intrometido. Em resumo, seja um bom funcionário e seu chefe te ouvirá com atenção.

Como dar feedback ao chefe - Passo 5
Imagem: licdn.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar feedback ao chefe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

Como dar feedback ao chefe
Imagem: maisetudo.com.br
Imagem: runrun.it
Imagem: licdn.com
1 de 3
Como dar feedback ao chefe

Voltar ao topo da página