Como contratar um estagiário

Como contratar um estagiário
Imagem: grupocetefe.com.br

A empresa que contrata um estagiário dá a ele a oportunidade de começar a sua vida profissional ingressando no mercado de trabalho com qualidade. Existem muitas vantagens em contratar um estagiário tanto para a empresa quanto para o estagiário que está sendo contratado. Mais como contratar um estagiário? O umComo vai esclarecer essas dúvidas com varias informações que serão importantes para você na hora de contratar um estagiário.

Passos a seguir:
1

Perfil: Para contratar um estagiário é importante saber que como o estágio possui caráter pedagógico o jovem que irá iniciar essa atividade deve estar matriculado em instituições de ensino, podendo ser o Ensino Médio, superior ou profissional. O estágio possui uma carga horária de 30 horas semanais, sendo divido em 6 horas diárias de estágio e o estagiário não tem direito a 13° salário, porém receberá férias remuneradas de 30 dias.

Imagem: fcsadvogados.adv.br
2

Instituição de ensino: A instituição onde o estagiário é aluno mantém um contato entre a empresa que irá contratar o estagiário e o aluno, ela fica responsável por selecionar um orientador que terá a responsabilidade de receber do estagiário um relatório que será periódico sobre as atividades que ele tem desenvolvido durante o estágio. Isso por 2 anos que é o tempo máximo para o estágio.

Imagem: blog.maisestudo.com.br
3

Supervisão: A empresa que deseja contratar um estagiário deve possuir 1 supervisor para cada 10 dos seus estagiários, esse supervisor irá receber a responsabilidade de acompanhar o trabalho realizado pelos estagiários e enviar a cada 6 meses um relatório para a instituição como um feedback do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Imagem: blog.cenize.com
4

Quantia de estagiários: A quantidade de estagiários que uma empresa pode ter varia em relação ao seu porte. Geralmente essa quantia é de 20% da quantia total de funcionários quando a empresa possui em seu quadro mais de 25 funcionários. Para um número inferior a 25 funcionários na empresa o padrão é o seguinte:

  • Até 5 funcionários na empresa - 1 estagiário;
  • De 6 a 10 funcionários na empresa - 2 estagiários;
  • De 11 a 25 funcionários na empresa - 5 estagiários.
Imagem: jmbfseguros.com.br
5

Vinculo empregatício: A contratação para um estágio não é regida pela CLT, assim o estagiário não entra em folha de pagamento. Toda a formalização da contratação dos estagiários da empresa é feita pelo Termo de Compromisso de Estágio, e quando o contrato de estágio é feito direto com a Instituição de ensino onde o estagiário é matriculado, é preciso que seja feito um Acordo de Cooperação.

Imagem: carreirasdanone.com.br
6

Carteira de trabalho: É importante ainda lembrar que a legislação de contratação dos estagiários não exige que o estagiário tenha registro na carteira profissional de trabalho, o documento que rege essa contratação é o Contrato de estágio.

O Contrato de Estágio deve ser feito em 3 vias, essas precisam ser assinadas pela empresa contratante, pelo estudante que fará o estágio e pela Instituição de Ensino onde o estagiário é aluno. Essas vias já assinadas devem ficar distribuídas da seguinte maneira:

  • 1 via para a instituição de ensino;
  • 1 para a empresa;
  • 1 para o estagiário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contratar um estagiário, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.