Como consultar o saldo do ticket restaurante

Como consultar o saldo do ticket restaurante
Imagem: acomsistemas.com.br

Não faz muito tempo e os trabalhadores recebiam como benefício a famosa Cesta Básica. Nela você encontrava alimentos não perecíveis como arroz, feijão, farinha, óleo, biscoito de água e sal etc. Embora ainda tenham pessoas que sejam beneficiadas dessa maneira, as empresas encontraram outro jeito, mais prático e moderno de beneficiar seus funcionários: o ticket restaurante. Saiba mais com UmComo!

O que é?

O ticket restaurante funciona como um cartão de débito pré-pago. Nele, a empresa determina quanto o funcionário receberá por dia para gastar em restaurantes, ideal para a hora do almoço. Todo mês o empregado recebe uma soma de crédito referente ao valor diário multiplicado pelo número de dias úteis do mês.

Onde gastar?

O ticket restaurante, como o nome já sugere, pode ser usado em restaurantes, mas também em lanchonetes, redes de fast-food e em bares. Algumas redes de mercado ou lojas também aceitam, caso a compra esteja relacionada diretamente com a alimentação. Então a compra de brinquedos, por exemplo, é vedada. Mesmo quando produtos não relacionados passam misturados com comida, a venda não é aceite.

Posso vender ou trocar?

O benefício dado ao trabalhador deve ser usado de forma correta para o objetivo principal: a alimentação. No entanto, algumas pessoas, que levam a própria comida de casa, preferem resgatar o dinheiro para gastar em outras funções. Existem serviços operados por pessoas comuns que realizam uma compra no seu cartão e lhe dão o valor da compra em dinheiro vivo. Sendo que elas cobram uma taxa que varia de 10 a 15% para que isso seja realizado.

Se você leva comida de casa e gostaria que, ao invés de gastar em restaurante, você pudesse gastar no mercado, há outra solução: converse com o RH da sua empresa. Pode ser que eles convertam o crédito do seu ticket restaurante em um ticket alimentação, que pode ser usado para fazer compras em supermercados, açougues, mercados especializados em verduras, frutas, legumes etc. O princípio de funcionamento é o mesmo que explicamos para o ticket restaurante, salvando a diferença de onde pode ser gasto.

Como sei onde posso gastar?

Alguns restaurantes, embora sejam do ramo alimentício, não aceitam o ticket restaurante por uma política própria. Para evitar situações embaraçosas ou confusões, procure observar se a bandeira do ticket está presente nos vidros ou balcões do restaurante ou pergunte antes de entrar e consumir, se o estabelecimento aceita essa forma de pagamento. Outra solução encontrada é consultar o site ou o aplicativo da bandeira do seu ticket restaurante. Geralmente o endereço da página e informações primárias sobre o aplicativo estão na cartinha que acompanha o cartão.

Como consultar o saldo do ticket restaurante?

A grande maioria dos serviços do ramo possuem site e aplicativos para download gratuito, tanto para Android quanto para iOS. Nesse aplicativo, você pode consultar quais são os restaurantes que aceitam o ticket, acompanhar seus gastos, conferir o quanto você pode gastar por dia até o final do mês e, também, o saldo restante. Além disso, toda vez que você realiza uma compra, saem dois comprovantes: um é do estabelecimento e o outro é seu. No seu comprovante, tem o valor restante do seu cartão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar o saldo do ticket restaurante, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.