Leis sobre os salários

Como consultar o FGTS através do CPF

Como consultar o FGTS através do CPF

O FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é uma quantia que se refere à 8% do seu salário a ser depositada todos os meses durante o período em que estiver trabalhando com carteira assinada. A empresa, por sua vez, abre uma conta na Caixa Econômica Federal e tem o dever de realizar esse depósito mensalmente. Esse é um benefício aos colaboradores que são contratos dentro da lei. E só poderá ser retirado se você tiver justificações que acompanhem alguns requisitos específicos, como demissão sem justa causa, problemas de saúde, compra de imóvel ou aposentaria.

Você sabe o quanto tem disponível na sua conta do FGTS? Essa consulta pode ser feita de diversas formas, todas simples e rápidas. No entanto, se você está longe dos documentos sempre necessários para tais processos mais burocráticos, vamos ensinar aqui a consultar o FGTS através do CPF.

Também lhe pode interessar: Como consultar PIS pelo CPF

Índice

  1. Consultar FGTS pelo telefone usando o CPF
  2. Consultar FGTS pela internet
  3. Consultar FGTS pelo celular
  4. Consultar FGTS presencial
  5. Você sabia que o FGTS funciona como investimento?
  6. Sacar FGTS de contas inativas

Consultar FGTS pelo telefone usando o CPF

Para consultar o FGTS apenas usando o número do seu CPF, é muito simples. Use o telefone e ligue para o número 0800 726 0101. Em uma ligação direta para o Atendimento da Caixa, você deverá seguir as instruções da gravação, digitando o número do seu CPF e, logo em seguida, recebendo as informações referentes ao seu saldo do FGTS.

Veja também: O que é o FGTS

Consultar FGTS pela internet

Se você prefere usar a internet, saiba que é possível também consultar seu saldo do FGTS online. Para isso, é preciso que você tenha em mãos o seu número do PIS (Programa de Integração Social) e outros documentos que serão requisitados: RG, CPF e título de eleitor. O primeiro passo é acessar o site do FGTS, serviço prestado pela Caixa Econômica Federal. Já no site, clique na sessão “Para o trabalhador”, na área linkável “Acesse aqui”. Ao abrir a página, além de dicas sobre o FGTS, use a barra de rolagem para chegar até o final. Próximo ao rodapé estão os links do serviço online. Selecione “Extrato do FGTS”. Em seguida, clique no botão destacado em amarelo indicando “Consultar saldo do FGTS”. Siga as instruções atentamente ao preencher seus dados, usando os documentos que citamos anteriormente. Você deverá criar uma senha virtual para ter um acesso permanente ao site, facilitando as próximas consultas. Pronto, você terá acesso instantâneo ao seu extrato do FGTS pelo site.

Como consultar o FGTS através do CPF - Consultar FGTS pela internet

Consultar FGTS pelo celular

Além da consulta pela internet, se você é adepto do uso de dispositivos móveis, poderá também receber informações sobre o seu saldo do FGTS diretamente no celular. O serviço da Caixa “Mensagens via Celular” pode ser acesso pelo site que detalhamos acima, dentro do menu de serviços, no link “FGTS no celular”. Ao clicar e entrar nesta página, você irá registrar seu número e demais informações para que recebe mensagens gratuitas sobre o valor mensal disponível e também a cada movimentação que houver na sua conta. Não esqueça de se cadastrar pelo site!

Para além de poder receber mensagens informando o seu saldo do FGTS, também já é possível consultar o FGTS e respetivo extrato detalhado através do app. Neste artigo explicamos como usar app do FGTS para consultar saldo.

Consultar FGTS presencial

Se está com dúvidas quanto ao seu cadastro e senha virtual no site do serviço, ou precisa consultar o seu extrato do FGTS rapidamente, uma opção simples é a consulta presencial disponível nos caixas das agências da Caixa Econômico Federal. Para tal função, é preciso que você tenha o cartão cidadão, um cartão magnético emitido pela Caixa. Ele permite você faça consultas sobre as informações do seu FGTS e também de quotas do PIS. Para receber um de forma gratuita, entre em contato com o número 0800 726 0207.

Você sabia que o FGTS funciona como investimento?

O que muitos não sabem é que a conta do FGTS funciona como um investimento. Ela rende a cada mês uma pequena porcentagem que, a longo prazo, é de grande vantagem, podendo gerar ganhos satisfatórios. Assim, com o passar do tempo, você verá seu dinheiro aumentar aos poucos. Por isso, caso você tenha diferentes contas de FGTS disponíveis em seu nome, devido à mudanças de emprego e prestação de serviços em outras empresas, você poderá unificá-las. Uma quantia maior garantirá maior rendimento para o seu investimento. Assim, ao consultar o seu salto de FGTS todo mês, verá seu benefício aumentar de valor.

Sugestão: Como descobrir data de nascimento pelo CPF

Sacar FGTS de contas inativas

As contas inativas dizem respeito a contratos de trabalho que já foram encerrados, mas que existe a possibilidade do saldo delas ser sacado. Para saber como fazer esse processo, basta seguir os passos do nosso artigo como sacar FGTS de contas inativas.

Para todas as maneiras, consulte o nosso artigo sobre como consultar FGTS.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar o FGTS através do CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
377 comentários
A sua avaliação:
WiLSON PEREiRA DA SiLVA
DiSSE jESUS ViVO : ViNDE A MiM TODOS VÓS QUE ESTAiS CANSADOS E SOBRECARREGADOS; E EU VOS ALiViAREi; E VOS DAREi DESCANSO AS VOSSAS ALMAS
A sua avaliação:
Lucio Estevao
quero saber se tenho direito ou fgtf
A sua avaliação:
Wilma dos Santos Lima
como saber se tenho direito ao fgts
A sua avaliação:
rejane dos santos
quero ser cadastrada no fgts e nao estou conseguindo
A sua avaliação:
carlos eron silva dos santos
gostaria de saber o saldo do meu FGTS para ver se tem como eu consegui uma casa própria
A sua avaliação:
FELIPE DOS SANTOS FERNANDES
como consultar fgts
A sua avaliação:
Marcio Rocha
Quero saber se tenho direito ao FGTS.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Marcio. Este post sobre quem tem direito ao FGTS retroativo pode esclarecer as suas dúvidas: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/fgts-retroativo-quem-tem-direito-ao-lucro-28285.html
A sua avaliação:
aldemiro jose carvalho
QUERO SABER SE TENHO SALDO DO FGTS
david fidelis rodrigues vieira
como faso ?
LIDIANE ANDRADE DE SOUSA
VER VALOR TOTAL DE FGTS?
Reginaldo Pegorim Martins
não consigo acessar o meu saldo fgts
A sua avaliação:
valquiria bonafe
como posso saber si meu pai tambm tem direito a receber seu fgts pelo seu cpf
A sua avaliação:
João Romão de Araújo
quero saber o meu saldo do FGTS através do CPF, Tenho 65 anos de idade tenho tempo de aposentar com todos os requisitos ,mais ainda estou na ativa. posso saber se tenho alguma coisa a receber?
A sua avaliação:
RICARDO SILVEIRA CANDIDO
QUERO SABER MEU SALDO DO FGTS
Josiene Larissa lais da Silva dias
Quero consutar me fgts
Antonio Carlos de jesus
Quero saber o saldo do FGTS
deyvson
consutar e bom de mais
wandenir rodrigues alencar
quanto tenho de fgts e como fasso para sacar pois ja aposentei
Jie yu
Quero consulta meu fundo de garantia
Jie yu
Saldo de fundo de garantia
1 de 2
Como consultar o FGTS através do CPF