Partilhar
Partilhar em:

Como consultar o FGTS através do CPF

Avaliação: 4,3 (414 votos)
125 comentários
12 vezes partilhado
 
Como consultar o FGTS através do CPF

O FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é uma quantia que se refere à 8% do seu salário a ser depositada todos os meses durante o período em que estiver trabalhando com carteira assinada. A empresa, por sua vez, abre uma conta na Caixa Econômica Federal e tem o dever de realizar esse depósito mensalmente. Esse é um benefício aos colaboradores que são contratos dentro da lei. E só poderá ser retirado se você tiver justificações que acompanhem alguns requisitos específicos, como demissão sem justa causa, problemas de saúde, compra de imóvel ou aposentaria.

Você sabe o quanto tem disponível na sua conta do FGTS? Essa consulta pode ser feita de diversas formas, todas simples e rápidas. No entanto, se você está longe dos documentos sempre necessários para tais processos mais burocráticos, vamos ensinar aqui a consultar o FGTS através do CPF.

Também lhe pode interessar: Como consultar o FGTS

Consultar FGTS por telefone usando o CPF

Para consultar o FGTS apenas usando o número do seu CPF, é muito simples. Use o telefone e ligue para o número 0800 726 0101. Em uma ligação direta para o Atendimento da Caixa, você deverá seguir as instruções da gravação, digitando o número do seu CPF e, logo em seguida, recebendo as informações referentes ao seu saldo do FGTS.

Consultar FGTS pela internet

Se você prefere usar a internet, saiba que é possível também consultar seu saldo do FGTS online. Para isso, é preciso que você tenha em mãos o seu número do PIS (Programa de Integração Social) e outros documentos que serão requisitados: RG, CPF e título de eleitor. O primeiro passo é acessar o site do FGTS, serviço prestado pela Caixa Econômica Federal. Já no site, clique na sessão “Para o trabalhador”, na área linkável “Acesse aqui”. Ao abrir a página, além de dicas sobre o FGTS, use a barra de rolagem para chegar até o final. Próximo ao rodapé estão os links do serviço online. Selecione “Extrato do FGTS”. Em seguida, clique no botão destacado em amarelo indicando “Consultar saldo do FGTS”. Siga as instruções atentamente ao preencher seus dados, usando os documentos que citamos anteriormente. Você deverá criar uma senha virtual para ter um acesso permanente ao site, facilitando as próximas consultas. Pronto, você terá acesso instantâneo ao seu extrato do FGTS pelo site.

Consultar FGTS pela internet

Consultar FGTS pelo celular

Além da consulta pela internet, se você é adepto do uso de dispositivos móveis, poderá também receber informações sobre o seu saldo do FGTS diretamente no celular. O serviço da Caixa “Mensagens via Celular” pode ser acesso pelo site que detalhamos acima, dentro do menu de serviços, no link “FGTS no celular”. Ao clicar e entrar nesta página, você irá registrar seu número e demais informações para que recebe mensagens gratuitas sobre o valor mensal disponível e também a cada movimentação que houver na sua conta. Não esqueça de se cadastrar pelo site!

Consultar FGTS presencial

Se está com dúvidas quanto ao seu cadastro e senha virtual no site do serviço, ou precisa consultar o seu extrato do FGTS rapidamente, uma opção simples é a consulta presencial disponível nos caixas das agências da Caixa Econômico Federal. Para tal função, é preciso que você tenha o cartão cidadão, um cartão magnético emitido pela Caixa. Ele permite você faça consultas sobre as informações do seu FGTS e também de quotas do PIS. Para receber um de forma gratuita, entre em contato com o número 0800 726 0207.

Você sabia que o FGTS funciona como investimento?

O que muitos não sabem é que a conta do FGTS funciona como um investimento. Ela rende a cada mês uma pequena porcentagem que, a longo prazo, é de grande vantagem, podendo gerar ganhos satisfatórios. Assim, com o passar do tempo, você verá seu dinheiro aumentar aos poucos. Por isso, caso você tenha diferentes contas de FGTS disponíveis em seu nome, devido à mudanças de emprego e prestação de serviços em outras empresas, você poderá unificá-las. Uma quantia maior garantirá maior rendimento para o seu investimento. Assim, ao consultar o seu salto de FGTS todo mês, verá seu benefício aumentar de valor.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como consultar o FGTS através do CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Relacionados
Comentários (125)

Escrever comentário sobre Como consultar o FGTS através do CPF

Muito útil
125 comentários
osmar de jesus ferreira
Sua avaliação:
como posso saber se tenho fundo de garantia a receber
lioneide ribeiro da silva
Sua avaliação:
quero saber se tenho direito fgts trb a 24 anos
Marineide
Sua avaliação:
Mesmo tendo recebido o pagamento do FGTS ainda fica algum saldo?
valdevino de oliveira
Sua avaliação:
fgts inaivo
manoel batista dos santos
Sua avaliação:
qual o valor
joel jose moser
Sua avaliação:
como faço para consultar minhas contas inativas e ativa do fgts
elisertom campagnaro
Sua avaliação:
ver valor a ser resgatado de conta inativa
flavio
Sua avaliação:
como saber se tenho saldo no fgts?
Romenium Pimentel de Souza Coelho
Sua avaliação:
Consultar saldo e fazer saque residual FGTS
OSNI BEZERRA DE CARVALHO
Sua avaliação:
E A PRIMEIRA VEZ QUE FACO QUERO SABER MAIS COMO FUNCIONA

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como consultar o FGTS através do CPF
1 de 2
Como consultar o FGTS através do CPF