Partilhar
Partilhar em:

Como consultar o FGTS através do CPF

Como consultar o FGTS através do CPF

O FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é uma quantia que se refere à 8% do seu salário a ser depositada todos os meses durante o período em que estiver trabalhando com carteira assinada. A empresa, por sua vez, abre uma conta na Caixa Econômica Federal e tem o dever de realizar esse depósito mensalmente. Esse é um benefício aos colaboradores que são contratos dentro da lei. E só poderá ser retirado se você tiver justificações que acompanhem alguns requisitos específicos, como demissão sem justa causa, problemas de saúde, compra de imóvel ou aposentaria.

Você sabe o quanto tem disponível na sua conta do FGTS? Essa consulta pode ser feita de diversas formas, todas simples e rápidas. No entanto, se você está longe dos documentos sempre necessários para tais processos mais burocráticos, vamos ensinar aqui a consultar o FGTS através do CPF.

Também lhe pode interessar: Como consultar o FGTS

Consultar FGTS por telefone usando o CPF

Para consultar o FGTS apenas usando o número do seu CPF, é muito simples. Use o telefone e ligue para o número 0800 726 0101. Em uma ligação direta para o Atendimento da Caixa, você deverá seguir as instruções da gravação, digitando o número do seu CPF e, logo em seguida, recebendo as informações referentes ao seu saldo do FGTS.

Consultar FGTS pela internet

Se você prefere usar a internet, saiba que é possível também consultar seu saldo do FGTS online. Para isso, é preciso que você tenha em mãos o seu número do PIS (Programa de Integração Social) e outros documentos que serão requisitados: RG, CPF e título de eleitor. O primeiro passo é acessar o site do FGTS, serviço prestado pela Caixa Econômica Federal. Já no site, clique na sessão “Para o trabalhador”, na área linkável “Acesse aqui”. Ao abrir a página, além de dicas sobre o FGTS, use a barra de rolagem para chegar até o final. Próximo ao rodapé estão os links do serviço online. Selecione “Extrato do FGTS”. Em seguida, clique no botão destacado em amarelo indicando “Consultar saldo do FGTS”. Siga as instruções atentamente ao preencher seus dados, usando os documentos que citamos anteriormente. Você deverá criar uma senha virtual para ter um acesso permanente ao site, facilitando as próximas consultas. Pronto, você terá acesso instantâneo ao seu extrato do FGTS pelo site.

Consultar FGTS pelo celular

Além da consulta pela internet, se você é adepto do uso de dispositivos móveis, poderá também receber informações sobre o seu saldo do FGTS diretamente no celular. O serviço da Caixa “Mensagens via Celular” pode ser acesso pelo site que detalhamos acima, dentro do menu de serviços, no link “FGTS no celular”. Ao clicar e entrar nesta página, você irá registrar seu número e demais informações para que recebe mensagens gratuitas sobre o valor mensal disponível e também a cada movimentação que houver na sua conta. Não esqueça de se cadastrar pelo site!

Para além de poder receber mensagens informando o seu saldo do FGTS, também já é possível consultar o FGTS e respetivo extrato detalhado através do app. Neste artigo explicamos como usar app do FGTS para consultar saldo.

Consultar FGTS presencial

Se está com dúvidas quanto ao seu cadastro e senha virtual no site do serviço, ou precisa consultar o seu extrato do FGTS rapidamente, uma opção simples é a consulta presencial disponível nos caixas das agências da Caixa Econômico Federal. Para tal função, é preciso que você tenha o cartão cidadão, um cartão magnético emitido pela Caixa. Ele permite você faça consultas sobre as informações do seu FGTS e também de quotas do PIS. Para receber um de forma gratuita, entre em contato com o número 0800 726 0207.

Você sabia que o FGTS funciona como investimento?

O que muitos não sabem é que a conta do FGTS funciona como um investimento. Ela rende a cada mês uma pequena porcentagem que, a longo prazo, é de grande vantagem, podendo gerar ganhos satisfatórios. Assim, com o passar do tempo, você verá seu dinheiro aumentar aos poucos. Por isso, caso você tenha diferentes contas de FGTS disponíveis em seu nome, devido à mudanças de emprego e prestação de serviços em outras empresas, você poderá unificá-las. Uma quantia maior garantirá maior rendimento para o seu investimento. Assim, ao consultar o seu salto de FGTS todo mês, verá seu benefício aumentar de valor.

Sacar FGTS de contas inativas

As contas inativas dizem respeito a contratos de trabalho que já foram encerrados, mas que existe a possibilidade do saldo delas ser sacado. Para saber como fazer esse processo, basta seguir os passos do nosso artigo como sacar FGTS de contas inativas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como consultar o FGTS através do CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Comentários (300)

Escrever comentário sobre Como consultar o FGTS através do CPF

300 comentários
ETIENNE CRISTINA SILVA DO NASCIMENTO
Gostaria de saber se tenho algum valor em conta inativa do FGTS
Valdirene da silva de Deus
como saber se tenho direito em receber fgts
Nídia do Carmo
Oi Valdirene! Confira as informações desse artigo: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-tenho-fgts-inativo-27419.html
wilian lemes dos santos
como saber si tenho fgts conta inativa
patricia silva azevedo luz
gostari de saber o numero do meu pis pois pertir meu cartao cidadao ha muitos anos e nao sei se tenho direito ao fgts se poder me informa fico muito agradecida.
Pedro sousa montanha
a muito anos tinha uma conta da antiga farmácia Velgos gostaria de saber se este saldo ainda existe ou morreu através dos anos
palmira ferreira da silva
quero saber se tenho fgts
ALEXSANDRA
boa noite como que eu faço pra saber o número do cartão de pis do meu esposo que ele perdeu o cartão dele poderia me informar
felipe fernando da cruz silva
quero saber o valor que tenho no fundo de garantia
RAIMUNDO JOSE MEIRELES COSTA
sabe se tem algun valor disponilvel para mim
luiz henrique gonçalves ferro
quero saber se tenho dinheiro para receber

Como consultar o FGTS através do CPF
1 de 2
Como consultar o FGTS através do CPF