Partilhar
Partilhar em:

Como consultar o FGTS através do CPF

Avaliação: 4,4 (476 votos)
222 comentários
12 vezes partilhado
 
Como consultar o FGTS através do CPF

O FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é uma quantia que se refere à 8% do seu salário a ser depositada todos os meses durante o período em que estiver trabalhando com carteira assinada. A empresa, por sua vez, abre uma conta na Caixa Econômica Federal e tem o dever de realizar esse depósito mensalmente. Esse é um benefício aos colaboradores que são contratos dentro da lei. E só poderá ser retirado se você tiver justificações que acompanhem alguns requisitos específicos, como demissão sem justa causa, problemas de saúde, compra de imóvel ou aposentaria.

Você sabe o quanto tem disponível na sua conta do FGTS? Essa consulta pode ser feita de diversas formas, todas simples e rápidas. No entanto, se você está longe dos documentos sempre necessários para tais processos mais burocráticos, vamos ensinar aqui a consultar o FGTS através do CPF.

Também lhe pode interessar: Como consultar o FGTS

Consultar FGTS por telefone usando o CPF

Para consultar o FGTS apenas usando o número do seu CPF, é muito simples. Use o telefone e ligue para o número 0800 726 0101. Em uma ligação direta para o Atendimento da Caixa, você deverá seguir as instruções da gravação, digitando o número do seu CPF e, logo em seguida, recebendo as informações referentes ao seu saldo do FGTS.

Consultar FGTS pela internet

Se você prefere usar a internet, saiba que é possível também consultar seu saldo do FGTS online. Para isso, é preciso que você tenha em mãos o seu número do PIS (Programa de Integração Social) e outros documentos que serão requisitados: RG, CPF e título de eleitor. O primeiro passo é acessar o site do FGTS, serviço prestado pela Caixa Econômica Federal. Já no site, clique na sessão “Para o trabalhador”, na área linkável “Acesse aqui”. Ao abrir a página, além de dicas sobre o FGTS, use a barra de rolagem para chegar até o final. Próximo ao rodapé estão os links do serviço online. Selecione “Extrato do FGTS”. Em seguida, clique no botão destacado em amarelo indicando “Consultar saldo do FGTS”. Siga as instruções atentamente ao preencher seus dados, usando os documentos que citamos anteriormente. Você deverá criar uma senha virtual para ter um acesso permanente ao site, facilitando as próximas consultas. Pronto, você terá acesso instantâneo ao seu extrato do FGTS pelo site.

Consultar FGTS pelo celular

Além da consulta pela internet, se você é adepto do uso de dispositivos móveis, poderá também receber informações sobre o seu saldo do FGTS diretamente no celular. O serviço da Caixa “Mensagens via Celular” pode ser acesso pelo site que detalhamos acima, dentro do menu de serviços, no link “FGTS no celular”. Ao clicar e entrar nesta página, você irá registrar seu número e demais informações para que recebe mensagens gratuitas sobre o valor mensal disponível e também a cada movimentação que houver na sua conta. Não esqueça de se cadastrar pelo site!

Para além de poder receber mensagens informando o seu saldo do FGTS, também já é possível consultar o FGTS e respetivo extrato detalhado através do app. Neste artigo explicamos como usar app do FGTS para consultar saldo.

Consultar FGTS presencial

Se está com dúvidas quanto ao seu cadastro e senha virtual no site do serviço, ou precisa consultar o seu extrato do FGTS rapidamente, uma opção simples é a consulta presencial disponível nos caixas das agências da Caixa Econômico Federal. Para tal função, é preciso que você tenha o cartão cidadão, um cartão magnético emitido pela Caixa. Ele permite você faça consultas sobre as informações do seu FGTS e também de quotas do PIS. Para receber um de forma gratuita, entre em contato com o número 0800 726 0207.

Você sabia que o FGTS funciona como investimento?

O que muitos não sabem é que a conta do FGTS funciona como um investimento. Ela rende a cada mês uma pequena porcentagem que, a longo prazo, é de grande vantagem, podendo gerar ganhos satisfatórios. Assim, com o passar do tempo, você verá seu dinheiro aumentar aos poucos. Por isso, caso você tenha diferentes contas de FGTS disponíveis em seu nome, devido à mudanças de emprego e prestação de serviços em outras empresas, você poderá unificá-las. Uma quantia maior garantirá maior rendimento para o seu investimento. Assim, ao consultar o seu salto de FGTS todo mês, verá seu benefício aumentar de valor.

Sacar FGTS de contas inativas

As contas inativas dizem respeito a contratos de trabalho que já foram encerrados, mas que existe a possibilidade do saldo delas ser sacado. Para saber como fazer esse processo, basta seguir os passos do nosso artigo como sacar FGTS de contas inativas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como consultar o FGTS através do CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Comentários (222)

Escrever comentário sobre Como consultar o FGTS através do CPF

222 comentários
josé luiz de oliveira da silva
se eu possuo conta inativa de fgts e o saldo
Editor umComo.com.br
Oi José! Para sacar seu FGTS de contas inativas siga estes passos: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-sacar-fgts-de-contas-inativas-27124.html
EDIMILSON FERREIRA DE SOUSA
Perdi minha carteira de Trabalho, quero saber como consultar meu FGTS somente com meu o meu CPF?
neiva
como faço para saber se tenho algo a receber
Editor umComo.com.br
Oi Neiva! Basta consultar seguindo as indicações acima para saber o seu saldo do FGTS.
cleusa alexandre venancio
tenho aduvidas se tenho ou não uma conta inativa
Editor umComo.com.br
Oi Cleusa! Se tiver você conseguirá realizar o saque através desta forma: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-sacar-fgts-de-contas-inativas-27124.html
Alzira Maria de Sant"ana
gostaria de saber o saldo do fgts pois o mes que vem eu aposento desde já agradeço
Editor umComo.com.br
Oi Alzira! Basta seguir as indicações acima para acessar ao seu saldo do FGTS.
Elisangela de sousa dias
Boa Tarde! quero consultar meu pis pelo cpf porque nao tenho a senha do meu cartão do cidadão.
cicero raimundo santos da silva
eu posso olhar o saudo com o numero do pis ou com o numro do cpf
ARLINDO DE JESUS XAVIER
quero corre saber se eu tem algo para receber pois eu trabalhei fichado em varias firma desde do ano 1988ate 2015
sidney
quero ver osaldo
Telma Pereira
o meu marido faleceu em 1999 ele se aposentou em 1992 ele tem FGTS inativo para receber eu posso recebe ?
r sou pencionista dele pelo INSS.

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Como consultar o FGTS através do CPF
1 de 2
Como consultar o FGTS através do CPF