Como consultar o FGTS

Como consultar o FGTS
Imagem: assessoriacredimobiliario.com.br

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pelo governo na década de 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. É da responsabilidade do empregador efetuar os depósitos do FGTS mensalmente, até ao dia 7 do mês subsequente ao mês trabalhado. O valor do depósito do FGTS corresponde a 8% do salário pago ao funcionário. Este fundo pode ser sacado pelo trabalhador quando for demitido sem justa causa, quando pretender comprar uma casa ou em caso de doença grave. De seguida em umComo.com.br, mostramos-lhe como consultar o FGTS.

Passos a seguir:
1

O trabalhador pode verificar se o empregador está fazendo os depósitos do FGTS corretamente. Pode verificar esta situação de várias formas:

2

De dois em dois meses receberá um extrato em sua casa relativo à sua conta do FGTS, onde poderá confirmar se os pagamentos estão todos corretos.

3

Pode consultar também a sua conta FGTS no site oficial da Caixa, clicando no menu "Extrato de FGTS". Para isso, é necessário informar o seu Número de Identificação Social - NIS (PIS/Pasep), digitar a sua senha internet e colocar o código de validação. Neste caso, é necessária a senha de um cartão que o trabalhar faz na CEF. Para obter essa senha, o trabalhador terá que ir a qualquer agência da CEF e levar a carteira de trabalho, RG e um comprovante de residência.

4

Outra opção para consultar a sua conta FGTS é através dos caixas eletrônicos instalados nas agências da CEF. Todos estes terminais de atendimento têm a opção de consultar saldo ou extrato do FGTS por meio do cartão do cidadão. Aqui, deverá inserir o cartão, digitar a senha e escolher a opção "Extrato Social". E em seguida, pressione em "Créditos Complementares do FGTS" ou "Extrato do FGTS".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar o FGTS, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.