Como consultar benefício do INSS pelo CPF

Como consultar benefício do INSS pelo CPF

O INSS, sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, é o órgão responsável pelo recebimento e distribuição do benefício de aposentadoria, sendo assim, é necessário estar em ordem para evitar problemas e garantir que sua aposentadoria seja recebida de acordo com o esperado. Apesar de ser essencial, por vezes temos dúvidas em relação ao INSS, seja por não estarmos adaptados ou por alterações que ocorrem com o tempo. Se você quer saber como consultar benefício do INSS pelo CPF, leia esse artigo do umCOMO e tive todas as suas dúvidas!

Consultar beneficio INSS pelo CPF

A consulta do benefício INSS pelo CPF pode ser feita online de forma bastante simples, evitando que tenhamos que sair de casa e pegar filas. Para consultar a situação do benefício, siga os seguintes passos:

  1. Entre na área de consulta de situação de benefício do site da Previdência Social;
  2. Informe nome completo do beneficiado, assim como data de nascimento e CPF;
  3. Marque a caixa de "Não sou um robô" e selecione "Fazer login".

Após fazer o login você será capaz de consultar sua situação com a previdência, além de outras informações relacionadas ao benefício. No site da Previdência Social também é possível consultar o status do pedido de recebimento de outros benefícios, como o Auxílio-Doença, recebido por aqueles que estão momentaneamente incapazes de trabalhar por razões médicas.

Caso esteja com alguma outra dúvida, é possível resolvê-las acessando o site do INSS ou ligando no número 135 em horário comercial. Não deixe para depois dúvidas relacionadas à previdência, afinal, estar em ordem com o órgão é a única forma de assegurar o recebimento do benefício!

Como descobrir o número do benefício do INSS

Caso você não saiba o seu número, não se preocupe pois é possível consultar número benefício INSS pelo CPF. Se ainda tiver seu cartão do INSS, que deve chegar pelo correio, é possível consultar o número apenas conferindo o cartão. A INSS consulta deve ser feita no site oficial do Meu INSS, basta seguir os seguintes passos:

  1. Após acessar o site, selecione a opção "Extrato previdenciário (CNIS)";
  2. No canto superior direito do site, vá na opção de fazer login. Caso você nunca tenha acessado o site do Meu INSS e não tenha um cadastro, basta criar uma conta no site utilizando seus dados;
  3. Faça o login digitando o CPF e senha do beneficiário a ser consultado;
  4. Selecione a caixa "Não sou um robô" e clique em "Entrar";
  5. Assim que acessar o site do Meu INSS, você verá todos os seus dados, o que inclui o número de cadastro do INSS.

No site do INSS, é possível consultar diversas informações como o extrato INSS,cálculo do benefício a ser recebido e extrato do imposto de renda.

Consultar número benefício INSS pelo telefone

Caso você não se sinta confortável fornecendo dados na Internet, ainda que seja no site oficial do INSS, saiba que também é possível descobrir seu número de cadastro ligando na Central de Atendimento do INSS no número 135. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas não apenas para essa consulta mas também para tirar quaisquer outras dúvidas relacionadas ao recebimento de seu benefício.

Sugestão: Como pagar INSS para autônomos

Como consultar extrato beneficio INSS pelo CPF

Além de saber dados básicos como dia de recebimento e também o número de inscrição no INSS, é muito importante ver o extrato, conferindo assim se o dinheiro está sendo recebido corretamento de acordo com o esperado. Assim como o número do benefício, também é possível consultar o extrato benefício do INSS pela Internet, basta seguir os seguinte passos:

  1. Entre no site oficial da Previdência Social;
  2. Selecione "Serviços ao Cidadão";
  3. Vá em "Extrato de pagamentos";
  4. Encontra a opção "Clique aqui para acessar" e selecione;
  5. Preencha os seguintes dados: Número do benefício, data de nascimento do beneficiário, nome completo e CPF do beneficiário;
  6. Digite o código de segurança exibido;
  7. Selecione "Visualizar".

Dica: para consultar informações relacionadas ao INSS, sempre recorra ao site oficial da Previdência Social e nunca forneça dados sem ter certeza de que está acessando um site seguro. Existem sites de má índole que pedem informações pessoais, por vezes até mesmo números de cartão, na promessa de ajudar quem precisa, entretanto, são gerados por golpistas que tentam se aproveitar de quem está em busca de informações.

Caso você não saiba o valor correto a receber, veja Como calcular o INSS.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar benefício do INSS pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.