Partilhar

Como conseguir um emprego na Organização das Nações Unidas

A ONU é a Organização das Nações Unidas, uma associação de governo global onde "os países e os povos do mundo pudem trabalhar juntos para promover a paz e a cooperação, o desenvolvimento econômico e social e uma sociedade mundial guiada por uma visão clara e regulamentada pelo direito internacional", segundo seu site. Tem sua sede em Nova York e sua sede europeia (e segunda sede mundial) situa-se em Genebra, Suíça. Em 2012 já conta com 193 estados-membros, pelo que se trata de uma organização que precisa contar com a ajuda de muitos funcionários. Se você gostaria de fazer parte da equipe das Nações Unidas, não perca este artigo de umComo.com.br sobre como conseguir um emprego na Organização das Nações Unidas.

Também lhe pode interessar: Como conseguir emprego fora da área

Trabalhar na ONU

A Secretaria das Nações Unidas procura pessoas competentes e motivadas que acreditem firmemente nos propósitos e mandatos da Organização e desejem empreender uma gratificante carreira internacional em destinos situados pelo mundo todo. As Nações Unidas oferecem a oportunidade de trabalhar em um ambiente dinâmico e multicultural realizando tarefas diversas em apoio às causas de alcance global.

Antes de mais nada, você deverá saber que para começar a trabalhar na Organização das Nações Unidas terá que estar altamente preparado, bem como dominar diversos idiomas (o inglês indispensavelmente) e estar motivado ao máximo.

Vagas atuais

Atualmente, todas as ofertas de emprego na Secretaria da ONU são publicadas no Portal de Emprego das Nações Unidas (site disponível em inglês e francês). Através deste portal, se você cumprir com os requisitos solicitados pela ONU, deverá formalizar a solicitação e apresentação de candidatura, seguindo os passos que são explicados no site.

Programa de especialistas associados

Trata-se de um programa que oferece a jovens profissionais graduados em universidades ou instituições de ensino superior a oportunidade de adquirir experiência profissional sobre cooperação técnica na Secretaria das Nações Unidas. Se quiser apresentar sua candidatura para um cargo de especialista associado, visite o site do programa.

Programa de estágios na Sede

As Nações Unidas oferecem a estudantes matriculados em programas de graduação a oportunidade de realizar um estágio em sua Sede em Nova York. Caso você esteja interessado, pode obter mais informação no site do programa.

Cargos de contratação local

Para trabalhos no quadro de serviços gerais e categorias relacionadas, inclusive os de tipo administrativo, artes e ofícios, segurança e outros cargos de apoio, você deve entrar diretamente em contato com o escritório local das Nações Unidas do seu país ou daquele onde quiser trabalhar.

Oportunidades de emprego no sistema das Nações Unidas

No caso de querer trabalhar para outros organismos, fundos e programas das Nações Unidas, consulte diretamente seus sites. A maioria deles pode ser consultada através dos links que aparecem no site da Comissão de Administração Pública Internacional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conseguir um emprego na Organização das Nações Unidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Na Internet e restantes lugares, há anúncios e ofertas de trabalho que afirmam falsamente que são das Nações Unidas.
  • É preciso saber e ter em conta que as Nações Unidas não exigem pagamento algum em nenhuma das etapas do processo de solicitação e avaliação.

Escrever comentário sobre Como conseguir um emprego na Organização das Nações Unidas

Voltar ao topo da página