Partilhar

Como conseguir trabalho sem ter experiência

Imagem: foreignstudents.com

É um beco sem saída: quem não tem experiência de trabalho é quem mais tem problemas para conseguir um emprego, mas enquanto não conseguir trabalhar não terá experiência de trabalho para demonstrar. Por isso é tão importante sair desse círculo em que se encontram principalmente muitos jovens desempregados. Continue lendo se quiser saber algumas dicas sobre como conseguir trabalho sem ter experiência.

Formação

Se você não pode demonstrar o que sabe fazer através da sua experiência de trabalho anterior, você pode pelo menos comprovar o que te ensinaram a fazer, seja na Universidade, em um mestrado, um seminário ou um curso privado. Quanto mais você se especializar mais possibilidades terá de conseguir um emprego, já que muitas vezes o segredo para se destacar entre centenas de candidatos é ser experiente em um nicho profissional muito concreto ou um ramo muito específico dentro do seu setor.

Contatos

Um responsável por recursos humanos que veja seu currículo sem te conhecer terá apenas uma ideia muito vaga de quem você realmente é. No entanto, se ele já o conhecer e souber suas aptidões ou capacidades pessoais será mais fácil que te contrate ou que te recomende. É muito importante ir ampliando pouco a pouco sua rede de contatos.

Por conta própria

Quando ninguém parece poder te contratar, a opção mais lógica pode ser iniciar um negócio próprio. Nas próprias Administrações Públicas existe um interesse especial em fomentar a figura do empreendedor, e por isso existem programas especiais de assessoramento e tutoria de projetos, e inclusive algumas linhas de financiamento muito interessantes, apesar da crise econômica. Se você tem uma ideia para um negócio ou tem facilidade com alguma tarefa em especial, poderia pensar seriamente em fazer disso o seu trabalho.

Faça trabalho de detetive para procurar seu emprego

Se você não pode ou não quer montar um negócio próprio, não terá outra escolha, a não ser procurar um empregador que queira te contratar. E neste sentido a Internet será sua melhor aliada. Programe buscas diárias de emprego nos diferentes portais especializados ou siga estes outros conselhos para procurar emprego, procure em redes sociais e não deixe de se formar enquanto isso. Assuma isso como um trabalho, dedique um tempo fixo por dia e não desanime.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conseguir trabalho sem ter experiência, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como conseguir trabalho sem ter experiência

Imagem: foreignstudents.com

Voltar ao topo da página