Partilhar

Como conseguir dinheiro para uma empresa

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Se você montou uma empresa há pouco tempo e é um empreendedor ou faz tempo que tem um negócio e quer ampliá-lo, acreditamos que este artigo umComo.com.br lhe será muito útil! Nele referimos quem pode lhe emprestar dinheiro, e com respeito a essa questão você deverá estar consciente de que o dinheiro não se dá de graça, há sempre uma contrapartida. Para ficar a saber todas as formas de como conseguir dinheiro para sua empresa, leia atenciosamente este artigo!

Também lhe pode interessar: Como ganhar dinheiro a partir de casa

Quem me dará dinheiro se sou um empreendedor

A obtenção de recursos financeiros é um dos desafios mais importantes que os empreendedores enfrentam quando decidem iniciar e fazer crescer sua proposta empresarial. São diversas as fontes de financiamento às quais você pode recorrer, de entidades financeiras a investidores ao seu redor (familiares e amigos), Business Angels, investidores profissionais ou inclusive ir ao mercado de capitais com sua entrada na bolsa.

Conseguir dinheiro de uma entidade financeira

As entidades financeiras emprestam seu dinheiro a empresas e empreendedores com baixo risco e com garantias colaterais, procurando cobrar mediante quotas periódicas que incluem uma parte de interesses e outra do principal. No entanto, muitas empresas inovadoras, especialmente aquelas recém-criadas, não cumprem com estes critérios e habitualmente a entidade financeira nega-lhes o financiamento solicitado. O negócio dos bancos consiste em captar depósitos de seus clientes para posteriormente emprestar para outros clientes, sendo seu ganho a margem de interesses gerado no processo, solicitando garantias colaterais e ativos tangíveis que garantam a devolução do empréstimo.

Como conseguir dinheiro para uma empresa - Conseguir dinheiro de uma entidade financeira
Imagem: cruzeirodosul.inf.br

Os empréstimos participativos

Um instrumento financeiro situado entre o financiamento bancário e o financiamento em capital são os empréstimos participativos. São utilizados frequentemente para financiar empresas que não podem solicitar o financiamento bancário por seu alto nível de risco, mas que potencialmente são capazes de gerar uma rentabilidade conforme com o mencionado risco. O Capital de Risco consolidou-se, nos últimos anos, como uma fonte alternativa de financiamento para as pequenas e médias empresas, vantajosa frente ao financiamento tradicional, proporcionada pelas entidades financeiras uma vez que está disposta a participar de operações que cobrem uma ampla faixa: das primeiras fases até sua fase de expansão, passando pela reestruturação da atividade e inclusive apoiando um diretor interno ou externo para assumir o controle da empresa. Empregam fundos próprios em vez de dívida o que, além de melhorar a imagem da empresa, possibilita o posterior financiamento mediante endividamento e contribui com um valor intangível graças à sua experiência, contatos, etc.

Receber dinheiro do Capital de Risco

Os empreendedores ou empresários com ideias inovadoras e com um alto potencial econômico, têm dificuldades em cobrir suas necessidades financeiras através dos canais tradicionais, devido a fatores tais como a incerteza, a assimetria da informação ou a natureza de seus ativos, pelo que os Venture Capital apresentam-se como uma alternativa adequada. Para que este conceito seja mais fácil de entender, situaremos dentro dos "investidores profissionais" o Capital de Risco: este grupo inclui dois tipos de atividades claramente diferenciadas e iremos chamá-las por sua terminologia em inglês "Venture Capital" e "Private Equity".

Como conseguir dinheiro para uma empresa - Receber dinheiro do Capital de Risco
Imagem: wordstream.com

Bootstraping ou autofinanciamento

É a forma em que financiaremos a empresa com capital próprio, ou seja, o nosso próprio dinheiro, sem recorrer a terceiros. Este modelo encontra-se presente em projetos com necessidade pequena de capital e em empresas "Lean Start up" que gastam pouco.

Fools, Friends and Families - FFF

Este último modelo se baseia na procura de capital junto das pessoas que temos em nosso redor, tais como família e amigos. Neste caso procura-se um financiamento baseado na confiança. Não é muito aconselhado estabelecer um financiamento unicamente a partir de familiares, já que nestes casos pode existir um excesso de confiança que não será benéfica para os negócios. Dessa forma deverá recorrer-se também ao círculo de amigos e conhecidos que poderão ter interesse em financiar nosso negócio.

Como conseguir dinheiro para uma empresa - Fools, Friends and Families - FFF
Imagem: jovemadministrador.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conseguir dinheiro para uma empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

2 comentários
A sua avaliação:
Nelito Fernando
Quero receber mais dicas de como alcançar o sucesso.
Ricardo
Quero saber se a minha empresa pode fazer um financiamento com um bando.e qual é o melhor.financiamento

Imagem: cruzeirodosul.inf.br
Imagem: wordstream.com
Imagem: jovemadministrador.com.br
1 de 4

Voltar ao topo da página