Como conhecer o IBAN do seu banco

Como conhecer o IBAN do seu banco
Imagem: bportugal.pt

A partir de 2014, precisará conhecer o código IBAN ou International Bank Account Number para realizar determinadas operações financeiras como é o caso de cobranças e pagamentos, bem como o código BIC ou SWIFT. Desta forma, se substituirá o CCC, o identificador de contas correntes que se utilizou até ao momento. Isto se deve à vontade de internacionalizar e unificar o número identificatório das contas correntes através deste Código Internacional de Conta Bancária, para agilizar assim as operações entre os diferentes países. Por isso, em umComo.com.br queremos explicar como conhecer o IBAN de seu banco.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, queremos explicar que o formato do código IBAN terá um máximo de 34 caracteres alfanuméricos:

  • Os dois caracteres iniciais identificam o país através de letras. No caso do Brasil, o código do país será "BR".
  • Os dois dígitos seguintes são de controle para verificar o código IBAN.
  • Os números restantes pertencem ao número da conta bancária.
2

Deste modo, para conhecer o código IBAN do seu banco, dispõe de diversas opções. Uma das mais simples será acessar o serviço do banco eletrônico de sua entidade bancária e consultar o código internacional da sua conta.

Quando acessar à informação de sua conta corrente, poderá consultar também o IBAN que lhe corresponde.

3

Também pode dirigir-se a um escritório do seu banco ou correspondente para conhecer o código IBAN; deverá apenas solicitar ao pessoal da entidade e eles o fornecerão de forma gratuita.

4

Alguns sites também permitem calcular seu código IBAN introduzindo seu número de conta corrente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conhecer o IBAN do seu banco, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.