Como comunicar com o seu chefe

Como comunicar com o seu chefe

No mundo do trabalho, o chefe é como uma roleta russa, há os abertos e comunicativos, há os fechados e inatingíveis, próximos, intimidantes, enfim, como a própria humanidade, você pode encontrar em seu ambiente um chefe com o qual você tenha mais dificuldade para se aproximar, com o qual talvez você sinta um pouco de medo na hora de falar. Por isso em umComo.com.br queremos ajudá-lo dando algumas dicas para que você saiba como comunicar com o seu chefe de forma eficaz.

Passos a seguir:
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Em primeiro lugar, é importante que sempre que você queira comunicar com o seu chefe, você preste atenção à sua linguagem verbal e corporal; lembre-se de se expressar de forma educada, e de canalizar as emoções, por exemplo, se você estiver incômodo ou em desacordo por algo não esqueça que você está falando com seu chefe e não com um amigo, isto é crucial.

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Tente comunicar sempre com um tom cordial e amável, mesmo em momentos de desconformidade e incômodo.

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Se o seu chefe é uma pessoa ocupada demais e você quer falar algo específico que não pode esperar mais tempo, por exemplo, de um conflito particular de trabalho, solicite uma reunião para que possam esclarecer o assunto e para que ele(ela) também encontre a forma de se planejar.

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Antes da reunião organize os tópicos de que deseja falar, faça uma lista em um papel para que nada fique de fora, tomando em conta a ordem das prioridades que você quer atender.

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Na hora de expor seus pontos é muito importante que você se lembre de coisas como: assumir a responsabilidade pelos seus erros sem culpar ninguém, não falar de forma hostil ou negativa demais sobre os procedimentos da empresa, expressar-se sobre seus colegas com respeito e tratar de ser o mais objetivo e menos emocional possível.

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Em seu discurso não faça suposições sobre coisas das quais você não tem certeza, e também não suponha o que seu chefe pode ou não estar pensando. Se você tem uma dúvida referente a alguma coisa, pergunte diretamente a ele, isto reduz a margem de acreditar em coisas que não são reais.

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Uma vez que você terminar o seu discurso, escute o que ele tiver para lhe dizer. É muito importante em qualquer conversa não interromper o outro, a dinâmica da discussão deve ser falar e escutar, senão qual é o propósito?

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Se você acha que algo está falhando entre você e seu chefe, é importante que você pergunte diretamente o que ele espera de você, caso isto não esteja claro para você. Isto poderá ajudar a esclarecer o panorama e a guiar você pelo caminho correto.

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Também é importante não esperar até ao último momento, até que uma situação nos transborda, para falar com seu chefe. Às vezes decidimos assumir tarefas para as quais não temos tempo, para agradar o nosso chefe. Esta atitude no fim das contas só lhe prejudica. Reconheça as suas capacidades e fale se sentir que tem trabalho a mais.

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Seu chefe deve ser seu aliado, seu guia, quem o ajuda na realização das suas tarefas, não seu inimigo, não uma fonte de preocupação para você, por isso é importante que procure uma comunicação focada no primeiro e não no segundo.

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Ao comunicar com seu chefe tenha confiança em si mesmo, não tenha medo de dizer o que pensa, mas faça-o da forma adequada, e, sobretudo, trabalhe a inteligência e a maturidade emocional, evite os impulsos e as palavras das quais depois você possa se arrepender.

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Lembre-se de manter um discurso profissional, de ter claro o que quer comunicar e de manter a ordem das suas ideias. Trabalhe nos aspectos a fortalecer dessa comunicação para fazer a relação o mais cordial e agradável possível.

Veja também: Como dizer ao chefe que vai sair da empresa

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Conselhos
  • Controlar seus impulsos, pensar antes de falar e manter um discurso profissional são as chaves para uma boa comunicação empresarial.