Partilhar

Como comprar uma casa

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como comprar uma casa
Imagem: mirantte.com.br

Comprar uma casa é um momento alto da vida de qualquer pessoa, pois simboliza independência e o começo de algo novo. É muito mais vantajoso comprar uma casa do que viver toda a sua vida em uma casa alugada que nunca será sua, pagando o aluguel sem retorno futuro. No entanto, este passo importante representa também uma grande responsabilidade, pois trata-se de um investimento alto que se faz e que se deve saber gerir da melhor forma. Para obter dicas acerca de como comprar uma casa, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como negociar o preço de compra de uma casa
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar comece por definir o tipo de casa em que pretende viver. Estabeleça a quantidade de quartos, de banheiros, se deseja ou não jardim, garagem, quintal, o local onde prefere que se situe, rés-do-chão ou com primeiro andar, etc. Defina também o máximo que pretende pagar pela casa, aspeto muito importante e decisivo.

2

Em seguida pesquise casas para venda na área de sua preferência. Pode fazê-lo através da internet, no jornal ou deslocando-se presencialmente a esse lugar, tendo oportunidade de avaliar imediatamente o aspeto exterior da casa. Contate o vendedor e agende um dia de visita.

Como comprar uma casa - Passo 2
Imagem: revista.zap.com.br
3

De preferência, faça a visita da casa acompanhado por alguém que lhe poderá dar uma segunda opinião e ajudá-lo a observar certos aspetos que necessitam de ser avaliados, tais como a construção, os acabamentos, o estado de conservação da própria casa e o padrão de vida desse local. Procure também questionar nas casas ao lado como é a vizinhança.

4

Selecione mentalmente duas a três casas das que viu e que lhe agradaram muito. Tente negociar o preço delas com o comprador de forma a que ele baixe o preço pedido inicialmente. Cumpra com este procedimento de forma a conseguir um bom negócio.

Como comprar uma casa - Passo 4
Imagem: mochileandoporelmundo.com
5

Apesar de já ter escolhido a casa, não tome nenhuma decisão definitiva sem antes proceder a uma simulação de pagamento. Se você passou os últimos anos juntando dinheiro para pagar a casa à vista, ótimo! No entanto, como a maioria não consegue reunir uma quantidade de poupanças grande o suficiente, surgem as alternativas de financiamento de imóveis.

6

O Governo Federal Brasileiro, por exemplo, através do programa Minha Casa Minha Vida oferece uma verba até R$ 130.000,00 para o financiamento da compra de uma casa. Informar-se acerca dos Feirões da Caixa ou do Banco do Brasil também é uma boa alternativa para encontrar a casa de seus sonhos a um bom preço. Faça a simulação de quanto teria de pagar e durante quanto tempo e decida qual é a melhor opção para si.

Como comprar uma casa - Passo 6
Imagem: tocadacotia.com
7

No entanto tenha em conta um aspeto muito importante: estabeleça o financiamento apenas para o valor da casa e deixe de fora serviços e produtos que lhe pretenda agregar e que não lhe acrescentam qualquer valor. Eles são responsáveis pelo desequilíbrio do orçamento financeiro mensal.

8

Certifique-se de que tem as condições necessárias para se comprometer a longo prazo com o pagamento da prestação do financiamento do imóvel, ou poderá acabando perdendo-o a ele e a todo o dinheiro que investiu até esse momento. Por essa razão poderá ser necessário alterar certos hábitos em sua vida, nomeadamente o de poupança.

Como comprar uma casa - Passo 8
Imagem: necessarias.com
9

Durante os anos em que se comprometeu a pagar pelo imóvel, poderão acontecer mudanças inesperadas que o deixarão impossibilitado de honrar esse compromisso por um tempo indefinido, situações tais como a perda de emprego. Por essa razão elabore um plano B, ao qual irá recorrer para assegurar o pagamento.

10

Durante todo este processo não se esqueça de um pormenor igualmente importante: se a casa estiver vazia, terá ainda de comprar o recheio para ela, o que representa um investimento também de grande valor. Por essa razão pondere muito bem o quanto está disposto a dar pela compra de uma casa e se ela realmente vale esse valor mais o que terá de gastar para a rechear.

Como comprar uma casa - Passo 10
Imagem: acasadasheila.com
11

Por último, não abdique de se informar devidamente acerca de todos os procedimentos e pagamentos. Pesquise ao máximo e questione pessoas entendidas na área, sejam elas da sua família ou agentes imobiliários e economistas, de forma a certificar-se de que reúne as informações necessárias para avançar com a compra de forma segura e consciente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comprar uma casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como comprar uma casa

Como comprar uma casa
Imagem: mirantte.com.br
Imagem: revista.zap.com.br
Imagem: mochileandoporelmundo.com
Imagem: tocadacotia.com
Imagem: necessarias.com
Imagem: acasadasheila.com
1 de 6
Como comprar uma casa

Voltar ao topo da página