Como comprar no Aliexpress

Como comprar no Aliexpress

Aliexpress é um gigantesco site chinês com milhões de vendedores que possuem suas próprias páginas de lojinhas. É como o Mercado Livre, porém os produtos são necessariamente novos. Seu diferencial está no preço: os produtos são extremamente baratos comparados aos valores que pagamos no Brasil. Além disso, a maioria dos vendedores não cobra frete! A concorrência é muito acirrada, o que faz com que os preços fiquem mais baixos para que haja movimentação.

Se você se interessou pelo site e por estas informações, acompanhe abaixo nosso passo a passo de como comprar no Aliexpress.

Aliexpress é um intermediador, você compra mesmo é dos vendedores!

Antes de realizar qualquer compra, é preciso conhecer um pouco sobre o funcionamento do site. O Aliexpress é uma plataforma de comercialização de produtos. Os vendedores cadastrados ali são os únicos responsáveis por disponibilizá-los online e vendê-los a você. O Aliexpress apenas fará parte do faturamento e ajudará você a acompanhar seu pedido. A plataforma é responsável por intermediar a compra. Ou seja, tem por objetivo emitir, controlar e cobrar os pedidos, para que sua reputação permaneça intacta e o seu produto seja entregue.

Crie uma conta no Aliexpress

Não se preocupe, é de graça! Para que você receba ofertas especiais e possa efetuar qualquer transação, é necessário um cadastro prévio. Para isso, entre no site, clique no botão “Registrar” e escolha uma destas duas formas de registro: via email ou via perfil do Facebook. Dica: pela rede social, não demandará tempo nem preenchimento de mais informações.

Use a ferramenta de busca para encontrar os produtos

Com a quantidade imensa de produtos disponíveis, nem sempre é fácil encontrar o que deseja nem a melhor das opções. Em vez de ficar clicando aleatoriamente, ou seguir as sugestões (na maioria, anúncios pagos), use e abuse da ferramenta de busca, que se encontra no topo da tela. Há uma versão em português para quem tem dificuldades com o inglês. Por isso, pode inserir palavras-chave na nossa língua que o resultado será o mesmo. Filtre a busca por categorias. Estas também são úteis para navegar e servem de guia quando não se sabe bem o que procurar.

Leia as avaliações dos usuários e veja a reputação do vendedor

Uma dica muito importante, tanto para segurança online quanto para não desperdiçar tempo e dinheiro: sempre olhe a reputação do vendedor antes de comprar. Observe se eles já foram avaliados por usuários e como estes receberam seus pedidos. Para fazer isso, vá ao anúncio do produto e, próximo ao nome do vendedor se encontra sua avaliação. Neste resumo, você pode ver: número de pessoas que o avaliaram e quantas destas avaliações são positivas.

Em caso de roupas, fique atento às medidas

Comprar vestuário no Brasil via internet já é difícil. Imagina então em sites internacionais e tão distintos como um chinês? Não corra riscos de errar na numeração pois, do contrário, dificilmente haverá a disponibilidade de troca ou reembolso. Para facilitar sua vida, os bons vendedores deixam disponíveis um quadro com maiores detalhes sobre seus produtos. Neles, você deve encontrar descrições, medidas, numeração, tamanhos, entre outros. Cheque para ver se as informações atendem as suas necessidades. Se tiver dúvidas, meça suas próprias roupas com uma fita métrica e compare cada centímetro! Afinal, na China, a modelagem de roupa é muito menor do que aqui.

Escolha um método de pagamento

O método de pagamento mais usado para efetuar as compras no site é o cartão de crédito. Como é um site internacional, é necessário um cartão que tenha essa função e com as bandeiras Mastercard e Visa. Porém, além do cartão, uma das maiores vantagens do Aliexpress é a opção de pagar via boleto bancário e com valores em R$ real. O valor é convertido tendo como base o preço do dólar naquele dia.

Imagem: pt.aliexpress.com

Determine a forma de entrega, o preço do frete e o prazo

Depois que o seu pagamento for confirmado (pelo banco ou pela administradora do cartão), o vendedor de quem efetuou a transação irá entrar em contato com você. Por regras do site, ele tem até 10 dias úteis para postar seu produto seguindo suas especificações de endereço. Após esse dia, o prazo de entrega seguindo as normas do site é de até 60 dias úteis. Isso depende muito do vendedor e do método de entrega escolhido. É importante falar que, apesar de haver a opção frete grátis para o Brasil em muitas das lojas de vendedores, esta opção só é válida para a modalidade simples de entrega, que demora mais tempo para chegar.

Aguarde por um tempo seu pedido chegar

Acompanhe sua entrega pelo site, na página do seu perfil. Em caso de atraso ou de falha na entrega, é necessário prestar queixa formal para que você tenha o dinheiro de volta. Mas cuidado: você tem até 5 dias para realizar esse procedimento antes de seu prazo expirar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comprar no Aliexpress, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.