Partilhar

Como começar a procurar trabalho sem experiência

Vai procurar trabalho pela primeira vez? Se está pensando em iniciar no mundo trabalhista ou começar sua carreira profissional, o mais provável é que não tenha experiência e que se aflija um pouco por não saber por onde começar. Deve saber que, atualmente, existem grandes facilidades para encontrar emprego e que jovens sem experiência podem ser incorporados ao mundo laboral. Neste artigo de umComo contamos a você como começar a procurar trabalho sem experiência contando onde você pode encontrar emprego e como pode superar com sucesso os seus primeiros passos em sua vida laboral.

Também lhe pode interessar: Como conseguir trabalho sem ter experiência
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que tem que fazer antes de começar a procurar trabalho sem experiência é fazer um currículo. Se não tem experiência profissional, com certeza você tem formação e/ou cursos especiais de algum tipo. Além destes dados, em um curriculum para uma pessoa sem experiência recomenda-se falar sobre seus interesses trabalhistas, suas motivações e seus pontos fortes a destacar como pessoa (por exemplo se é pontual, responsável, sociável, etc.). Em umComo damos a você 10 passos para fazer um currículo sem experiência.

É essencial que, junto a seu CV, inclua uma carta de apresentação onde se apresente um pouco, fale de suas motivações, suas expectativas e como pode contribuir como trabalhador. Estas cartas são um ponto muito forte e positivo no momento do processo de seleção pois com apenas o currículo é complicado que se possa fazer uma ideia de sua pessoa. Neste artigo contamos a você como fazer uma carta de apresentação para que possa fazê-la seguindo a estrutura habitual.

Como começar a procurar trabalho sem experiência - Passo 1
2

Com o CV e a carta prontos, é o momento de começar a procurar trabalho. Deve saber que atualmente existe uma grande quantidade de sites que oferecem a você a possibilidade de encontrar trabalho sem experiência, já que têm um filtro que é, precisamente "Sem experiência"; o sistema detectará as empresas que procuram candidatos que não seja necessário que tenham experiência e, portanto, poderá concorrer ao emprego sem problemas.

Habitualmente, nestas páginas será necessário que se inscreva, que inclua seu currículo e que, ainda, inclua a informação de novo no sistema. Uma vez feito isso, poderá se inscrever em ofertas de trabalho e eles entrarão em contato com você, caso queiram entrevistá-lo, pelo telefone de contato que você deixou ou o e-mail.

3

Também pode começar a procurar trabalho sem experiência indo, diretamente, a lojas ou shoppings com o currículo em mãos. Ainda que a era da Internet tenha nos invadido, o certo é que há muitos estabelecimentos que ainda continuam pondo cartazes de "Se precisa de funcionários" e recebem o CV em mãos; isto acontece porque preferem o tratamento direto com o possível trabalhador e conhecer pessoalmente desde o primeiro momento.

Para entregar o CV em mãos só tem que se vestir bem, se pentear e mostrar o seu melhor sorriso; vá de loja em loja dirigindo-se à pessoa que esteja trabalhando e pergunte se pode deixar um CV.

4

Também pode ir a empresas de trabalho temporário que se responsabilizam por procurar candidatos para outras empresas que precisam de trabalhadores. Este tipo de empresa tem habitualmente empregos de todo o tipo: desde profissões qualificadas a trabalhos de verão ou de poucos meses.

O bom destas empresas é que têm uma grande carteira de empresas que procuram diferentes perfis de trabalhadores, por isso se uma oferta não se encaixa com você, o mais certo é que tenham outras que o façam. Procure em sua cidade este tipo de empresa e coloque-se em contato com eles para ter uma entrevista pessoal e que digam qual é o trabalho mais adequado para você. Surgirão entrevistas e será muito fácil começar a trabalhar sem ter experiência.

5

Outra opção à qual pode recorrer caso queira trabalhar pela primeira vez é usar contatos ou familiares que tenham algum tipo de negócio; por exemplo, se sua vizinha tem uma papelaria, pode falar com ela e ver se precisa de ajuda. Espalhar a notícia e contar aos outros que está procurando trabalho pode ser uma boa maneira de encontrar emprego e iniciar no mundo laboral. Familiares, amigos ou conhecidos podem ter uma vaga ou conhecer algum posto ideal para você, de modo que não se acanhe e fale com todo mundo.

6

Caso acabe de sair da faculdade e queira começar a trabalhar em seu setor profissional, uma das formas mais fáceis de poder entrar em seu meio é através de uma bolsa de estágios. Pode encontrar estágios falando diretamente com sua escola ou universidade ou, se preferir, pode procurá-las você mesmo por sites especializados em estágios. Esta é uma boa maneira de se lançar e entrar no mundo laboral que seus estudos permitem.

Se não quer fazer estágio, uma boa maneira de encontrar trabalho qualificado sem ter experiência é procurar os sites das empresas nas quais gostaria de trabalhar, encontrar um e-mail de contato (se for o do RH melhor) e escrever um e-mail com uma carta de apresentação e seu currículo em anexo. Em umComo contamos a você como responder a uma oferta de trabalho por e-mail.

Outra forma de começar a trabalhar sem experiência é ser freelance. Se não encontra trabalho na área ou quer ser seu próprio chefe, pode se cadastrar como autônomo e começar a procurar projetos que se encaixem com seu perfil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar a procurar trabalho sem experiência, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como começar a procurar trabalho sem experiência

1 comentário
angelachuves
sou aposentado nao tenho experiencias trabalhei ppoucotempo no setor de vendas

1 de 6

Voltar ao topo da página