Partilhar

Como começar a procurar trabalho no estrangeiro

Se estiver planejando ir embora do seu país, é claro que o aspecto trabalhista é muito importante, de tal forma que muitas pessoas não se atrevem a entrar nesta aventura até que não tenham um trabalho assegurado. A perseverança, a inteligência e o cuidado pelos detalhes são fundamentais para ajudar a conseguir um trabalho em seu país de destino. Em umComo.com.br damos a você algumas dicas úteis para que descubra como começar a procurar trabalho no estrangeiro com sucesso.

Também lhe pode interessar: Como procurar trabalho em Portugal
Passos a seguir:
1

Quando souber exatamente para onde quer ir e qual é a sua data de partida, é importante começar a planejar a estratégia para procurar trabalho no estrangeiro. Você pode tentar, mas encontrar trabalho à distância enquanto não está no país de destino é bastante difícil pois as empresas desejam conhecer os candidatos cara a cara, não se conformam com uma entrevista pela Internet. Apesar disso você pode sempre tentar, mas antes deve ter outros detalhes básicos preparados que explicaremos a seguir.

2

A primeira coisa a fazer e mais importante para conseguir trabalho no estrangeiro é contar com um bom currículo, adequadamente preparado para o tipo de trabalho ao qual aspira. Por isso recomendamos:

  • Fazer um CV explicando apenas os seus cargos de trabalho e experiências de maior relevância e importância para o cargo ao qual aspira. Evitar os CV de mais de 2 páginas; aprenda a sintetizar e dar a informação oportuna, os dados inúteis não somam valor ao seu CV, mas sim o contrário.
  • O CV deve estar sempre no idioma do país para onde vai e deve ter cuidado para não ter erros ortográficos ou gramaticais; lembre-se que será a primeira coisa que verão de você.
  • Prepare vários CV para diferentes tipos de trabalho. Imagine que iria viver para outro país, poderia preparar por exemplo 3 CV: um destinado ao cargo de redator/ jornalista, outro ao cargo de produtora audiovisual, pois tinha trabalhado amplamente em ambos os campos, e outro para a área comercial como vendedora em lojas, visto que nos meus primeiros anos de estudante trabalhei nessa área, apenas a título de exemplo. Isso irá permitir-lhe ampliar a sua faixa de procura e ter mais possibilidades.
  • Falar vários idiomas é algo extra e muito valorizado, por isso se tiver esta habilidade não a esqueça de destacar já que pode ajudar a encontrar trabalho no estrangeiro.
Como começar a procurar trabalho no estrangeiro - Passo 2
3

Além de um bom CV é fundamental reunir a maior quantidade possível de cartas de recomendação; inclua pelo menos uma elaborada por um chefe ou gerente de qualquer um dos seus dois últimos trabalhos e redigida no idioma do país para onde vai, ou em inglês no caso de se tratar de um idioma que nem todos dominam.

Esta carta deve ser breve mas destacar suas principais virtudes como trabalhador. Deve estar impressa em papel timbrado da empresa e adequadamente assinada por quem a redigiu; além disso deverá escanear para enviar em anexo com seu CV.

4

Dependendo da sua área de trabalho também é oportuno contar com um portfólio digital de seus trabalhos. Eles são imprescindíveis para pessoas que exercem profissões como arquitetura, design, jornalismo, produção audiovisual, etc. Além disso, deverá oferecer contatos que sirvam como referência em seus trabalhos anteriores, para demonstrar que é um profissional sólido, com trajetória e pronto para trabalhar em qualquer mercado.

5

Está tudo pronto em relação ao CV, agora, o que fazer?

  • Revise os diferentes portais de emprego online à procura de vagas de trabalho que se adaptem a você. Tente as vagas que considerar adequadas e dê a maior quantidade de informação possível para fazer com que o seu perfil seja interessante e atrativo; pode começar por tentar alguma vaga 3 semanas antes de ir, para começar a explorar o mercado.
  • Nunca tente uma vaga que não se adapte à sua experiência dizendo coisas como "nunca fiz mas posso aprender", as empresas querem um determinado perfil e ignorarão qualquer um que não o tenha. Deverá procurar todos os dias nos portais online para encontrar novos anúncios de trabalho e tentar uma vaga.
  • Paralelamente, faça uma lista de empresas que interessam a você ou nas quais poderia trabalhar, entre em seu site e encontre o endereço de correio eletrônico da pessoa responsável pela sua área de interesse ou de recursos humanos, e envie um e-mail com seu CV e cartas de recomendação. Lembre-se: isso será o primeiro que alguém irá ler sobre você, por isso não seja chato, não escreva muito e vá direto ao ponto, demonstrando que é um trabalhador seguro e capacitado.
  • Procure trabalho em todas as áreas nas quais tiver experiência ou nas quais souber que é um excelente trabalhador. Explore as suas virtudes e aptidões, porque elas o podem conduzir de caminho ao sucesso.
  • Crie ou melhore o seu perfil do Linkedin pois muitas empresas consultam esta rede social para analisar o perfil de possíveis trabalhadores. Além disso, pode usar esta plataforma para procurar emprego.
  • Siga no Twitter os sites online de empregos e veja com frequência suas publicações, deste modo poderá detectar rapidamente algum cargo interessante.
  • A maior parte das empresas não recebe os currículos fisicamente, mas a maioria das lojas sim. Se também pretende procurar trabalho na área comercial prepare-se para encher a cidade com seu CV, em quantas mais portas bater, mais possibilidades terá.
  • Por último fale para todo mundo que está procurando trabalho! Anuncie em suas redes sociais que tipo de trabalho procura e em que cidade, pois nunca sabe se algum amigo de um amigo precisa de alguém com seu perfil, nunca sabe quem pode ler esta informação e entrar em contato com você.
6

Começar a procurar trabalho no estrangeiro é uma atividade de constância e paciência, por isso é muito importante começar pouco a pouco, saber que pode ser que no começo não obtenha o trabalho que quer, mas pelo menos está fazendo algo produtivo que fará você aprender e conhecer novas pessoas.

Ir morar para o estrangeiro é começar do zero, por isso não se compare com ninguém, não pense em "como teria sido se....", não se desmotive. Seja perseverante, fique com o primeiro trabalho que funcione para você economicamente falando e, em seu tempo livre, continue procurando até encontrar o que deseja. Quando já tiver decidido ir embora de seu país nada o poderá parar, por isso, força e boa sorte.

7

Se após todo este processo conseguir algumas entrevistas de trabalho, então convém seguir certos conselhos para impressionar positivamente. Em umComo.com.br preparamos alguns artigos úteis para você:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar a procurar trabalho no estrangeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como começar a procurar trabalho no estrangeiro

1 de 4

Voltar ao topo da página