Partilhar

Como causar uma boa impressão na entrevista de emprego

Você tem uma entrevista importante de trabalho? Para poder triunfar e candidatar-se para ser um dos novos trabalhadores da empresa é essencial preparar-se e pensar em todos os aspectos que podem contar a seu favor e todos aqueles que, pelo contrário, podem fazer você causar uma má impressão. Desde o olhar, até aos gestos que fizer e a primeira impressão que causar, muitos são os aspectos que você tem de controlar para poder triunfar na entrevista. Neste artigo de umComo vamos dar algumas sugestões para que você saiba como causar uma boa impressão na entrevista de emprego e conseguir o trabalho.

Também lhe pode interessar: 7 dicas para uma boa entrevista de emprego
Passos a seguir:
1

Comecemos com um aspecto essencial para abordar uma entrevista de forma positiva desde o primeiro momento: ser pontual. É recomendável chegar 10 minutos antes da hora combinada para mostrar interesse, disponibilidade e, sobretudo, responsabilidade com o trabalho. Podem acontecer mil coisas com você (engarrafamentos na estrada, não encontrar bem o lugar, etc.), mas você deve antecipar-se a qualquer imprevisto e sair o mais cedo possível de casa.

É sempre melhor chegar com tempo do que fazer o entrevistador esperar, a imagem que isso dá é de absoluta falta de profissionalismo e você começará a entrevista com o pé esquerdo. Portanto, saia cedo de casa, procure onde é o local ao qual tem que ir e tente chegar antecipadamente.

Como causar uma boa impressão na entrevista de emprego - Passo 1
2

Também é muito importante a atitude que tem durante uma entrevista. Se você chegar de mau humor ou com má cara, a entrevista não será muito boa. O mais adequado é sorrir, estar bem alerta e mostrar interesse pela empresa e pelo projeto no qual quer trabalhar. Um empregado motivado, interessado e com vontade de aprender é o que a maioria das empresas procura para fazer parte de sua equipe, de modo que vista seu melhor sorriso, mostre-se otimista e tente estabelecer uma boa conexão com a pessoa que o entrevistar.

3

A comunicação não verbal também deve ser considerada em uma entrevista de trabalho, já que há muitas mensagens que são transmitidas de acordo com a posição do seu corpo e a energia que você transmite. No ponto anterior falamos do poder do sorriso, pois também é uma forma de comunicar otimismo e criar uma boa atmosfera para poder encarar uma entrevista; no entanto, existem outros elementos que contribuem para dar mensagens positivas ou negativas e que vale a pena conhecer:

  • Evite os tiques nervosos, tais como pegar no cabelo, balançar a perna ou roer as unhas. São gestos que transmitem nervosismo e insegurança e que podem fazer com que a entrevista não flua com naturalidade nem tranquilidade. O entrevistador pode sentir-se desconfortável com a sua presença e descartar a sua candidatura, portanto, controle os nervos e seja dono do seu corpo.
  • Não cruze os braços: é um sinal que denota que é uma pessoa fechada e não está aberto nem à comunicação nem a novas propostas. O mais adequado é que os braços fiquem esticados sobre as suas pernas ou sobre a mesa. Tente não criar uma barreira física entre você e o entrevistador para não mostrar uma imagem de distância e inacessibilidade.
  • Olhe diretamente nos olhos com um olhar amigável: quando alguém desvia o olhar ou não se atreve a olhar nos olhos dá uma impressão de ser uma pessoa de pouca confiança e que pode estar mentindo. De modo que para dar uma boa imagem o melhor é não ter medo de olhar diretamente para o seu entrevistador.

Neste artigo de umComo damos algumas ideias sobre os gestos a evitar em uma entrevista de trabalho.

4

Você poderá ganhar a simpatia do seu entrevistador se for à entrevista com informação sobre a empresa. Ou seja, mostrar interesse e ter procurado informação previamente sobre a empresa, a sua forma de trabalhar, departamentos, etc. Hoje em dia é mais fácil fazer esta busca de informação, porque a maioria das empresas dispõe de site, de modo que recomendamos visitá-lo, saber do que trata, desde quando existe, etc.

Se chegar à entrevista com informação relativa à empresa ganhará pontos e demonstrará que é uma pessoa que realmente está interessada no posto de trabalho.

5

Para causar uma boa impressão em uma entrevista você também deverá mostrar-se seguro de si próprio e com ideias claras. Uma pessoa hesitante ou insegura dificilmente conseguirá um bom trabalho porque as qualidades que mais costumam ser procuradas são aquelas que permitem que a pessoa proponha melhorias, se envolva com a empresa e desempenhe o seu trabalho de um modo profissional. Portanto, acredite em si mesmo, trabalhe a sua autoestima e mostre-se uma pessoa trabalhadora, responsável e com amplos conhecimentos sobre o assunto.

Neste ponto também devemos orientar você a tomar cuidado na hora de mostrar suas aptidões, pois pode cair no erro de parecer um pouco autoritário e com ar de superioridade. O melhor é ser sincero reconhecendo as suas virtudes, mas sempre com humildade e honestidade.

6

Um erro comum que muitos entrevistadores costumam encontrar é que os possíveis candidatos tendem a exagerar nos seus conhecimentos. Isto é um aspecto muito negativo porque, mais cedo ou mais tarde, as mentiras são descobertas e isso pode ser causa de demissão, além da vergonha e da mancha no currículo que isto implica. O melhor é ser sincero com suas aptidões e ressaltar não o que você não conhece, mas sim tudo aquilo em que você é bom e se destaca.

Se você vir que na maioria das entrevistas que participou percebeu que lhe falta algum tipo de conhecimento, por que não se propõe a possibilidade de aprender e, assim, melhorar o seu currículo? Em vez de mentir, o mais sábio e responsável é aceitar que tem uma carência e que toma conta dela. Por exemplo, se lhe pedem sempre inglês o melhor é se matricular em um curso e reconhecer na entrevista que não tem esse conhecimento, mas que está providenciando isso. Mostrará um interesse e vontade de melhorar como profissional, o que será muito valorizado.

7

A primeira impressão é a que conta, isso todos sabemos. De modo que, ainda que a vaga para a qual está concorrendo seja em um escritório juvenil e com uma vestimenta informal, o mais adequado é ir à entrevista bem vestido e elegante. Depois, quando você for contratado, poderá mostrar o seu lado mais informal, mas no primeiro momento é importante mostrar uma imagem profissional cuidando de sua indumentária e escondendo tatuagens ou piercings que possa ter. Neste artigo de umComo damos algumas ideias a respeito de como se vestir para uma entrevista de trabalho.

8

Ao finalizar a entrevista, você poderá continuar causando uma boa impressão enviando um e-mail à pessoa que o entrevistou agradecendo o seu tempo e recordando-lhe o seu interesse na vaga de emprego. É uma forma muito educada de se despedir e de fazer-se notar quando você já não está na entrevista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como causar uma boa impressão na entrevista de emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como causar uma boa impressão na entrevista de emprego

1 de 5

Voltar ao topo da página