Partilhar

Como calcular o ROI

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular o ROI

Calcular o retorno do investimento (ROI) nos negócios é um dos cálculos mais importantes que uma empresa pode fazer. Este cálculo permite às empresas determinar o volume de negócios recebidos ao investir uma certa quantidade de dinheiro e recursos. Por exemplo, a Empresa ABC investiu 100.000 Reais numa campanha publicitária para promover um novo serviço. A Empresa ABC recebeu 150 chamadas telefônicas da campanha e 50 dessas pessoas que ligaram compraram o novo serviço. O volume de novos negócios vendidos ascendeu a 500.000 Reais. A equação para calcular o ROI é: ROI = (retorno do investimento - investimento inicial) / * pelo investimento (100).

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: O que significa FFOA
Passos a seguir:
1

A primeira informação que devemos ter para calcular o ROI é o retorno do investimento. Neste exemplo, é de 500.000 Reais.

2

Depois precisa saber qual foi o investimento inicial. Neste caso, a Empresa ABC investiu 100.000 Reais na campanha de marketing.

3

Agora é o momento de estabelecer a equação. ROI = (500.000 Reais - 100.00 Reais) dividido por 100.000 Reais, multiplicado por 100.

4

Depois de estabelecer a equação, pode-se calcular o ROI. Neste caso, a resposta é 400 por cento, o que significa que a empresa ABC teve um retorno de 400 por cento do seu investimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o ROI, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • O investimento inicial inclui o dinheiro gasto e o tempo despendido.

Escrever comentário

3 comentários
Lisa
Como posso calcular o ROI, quando faço investimento num treinamento ou formação?
Eleni Ribeiro
Como eu qualcula essa conta no absentismo em 60% q representa toda economia de 25.000 sabendo q o custo foi de 10.000
Rosy
Estou fazendo um trabalho de mídia (faculdade) na qual estou com muita dificuldade, pois não estou sabendo chegar no retorno do investimento. Como faço para saber valor retorno do investimento? já que o investimento para a mídia é de R$ 12.000,00 me ajudem por favor.
Leander
Oi Rosy, você precisaria estimar o valor monetário de quanto entraria para a empresa com esse investimento. Acredito que só com o valor de investimento não conseguimos estipular um ROI, ou dependendo das mídias utilizadas pode ter uma média de ROi, ou conversão em vendas. Att.

Como calcular o ROI
Como calcular o ROI

Voltar ao topo da página